Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 7/07/2022 - 6:54 am em | 0 comentários

Acácio Nascimento/Rádio República do Bixiga

Movimento pró-Quilombo do Saracura faz visita técnica às obras da estação

Vestígios arqueológicos do antigo Quilombo do Saracura

Movimento pró-Quilombo do Saracura faz visita técnica às obras da estação

Integrantes do Mobiliza Saracura Vai-Vai realizaram na terça-feira uma visita técnica às obras da futura estação do metrô no bairro do Bixiga, em São Paulo. Representado pelos arqueólogos Marília Calazans e Rossano Bastos, que fazem parte do movimento, o grupo foi verificar o local onde foram identificados vestígios arqueológicos do antigo Quilombo do Saracura pela empresa de arqueologia contratada pela concessionária por exigência da legislação.

Após ato realizado no sábado passado, em prol da memória do Quilombo do Saracura, o movimento pretende realizar diversas ações de sensibilização e …

Leia Mais

Publicado em 11/05/2022 - 7:08 pm em | 0 comentários

Rogério Bomfim/Divulgação-PMS

Fundação Arquivo e Memória de Santos retoma resgate oral da história

Ao Camiseiro: loja fundada em 1927

Fundação Arquivo e Memória de Santos retoma resgate oral da história

O programa Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), retomou hoje as gravações presenciais, agora em parceria com a Diretoria de Comunicação da Prefeitura. Nesta nova fase foram colhidos os depoimentos dos proprietários da loja Ao Camiseiro, fundada em 1927.

Criado em 2004, o programa conta com cerca de 400 entrevistas de importantes pessoas das áreas artística, cultural, esportiva, política e social da cidade. O objetivo do Memória-História Oral é preservar a história por meio da produção e conservação de novos documentos, colhidos com depoimentos …

Leia Mais

Publicado em 16/12/2020 - 7:01 am em | 0 comentários

Divulgação

FAMS comemora 25 anos com a exposição Documentos Históricos

Uma das cartas do Barão de Mauá à municipalidade

FAMS comemora 25 anos com a exposição Documentos Históricos

Papéis de caráter administrativo originais, com até mais de 200 anos, que contam parte da história de Santos, compõem a exposição Documentos Históricos Santistas – 1808/1889, criada pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), para comemorar os 25 anos de atividades, celebrados ontem.

A exposição permanece aberta por tempo indeterminado, no Arquivo Histórico, na Rua Amador Bueno, 61, Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h30. A FAMS mantém monitores para explicar os detalhes de cada peça exposta. Todos os protocolos de segurança relacionados à …

Leia Mais

Publicado em 24/09/2020 - 7:55 pm em | 0 comentários

Acervo FAMS

Vida dedicada ao cristianismo

Sergio Ferreira: primeiro reverendo santista ordenado da centenária Igreja Anglicana de Santos

Vida dedicada ao cristianismo

O reverendo Sergio Ferreira, da Igreja Anglicana de Todos os Santos, foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 18 de maio de 2017, no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte). Em seu depoimento, Ferreira lembra da infância passada no bairro da Vila Mathias, onde nasceu, a alfabetização na escola Cesário Bastos, os anos passados no seminário, no Rio Grande do Sul, e a volta à Santos para estudar no Colégio Canadá, além de sua vida dedicada ao cristianismo.

Sergio Ferreira nasceu na Santa Casa de Santos em …

Leia Mais

Publicado em 28/03/2019 - 7:56 am em | 0 comentários

Divulgação

Museu do Ipiranga será modernizado para o bicentenário da Independência

EDP Brasil, Sabesp e Itaú apoiarão com R$ 12 milhões cada

Museu do Ipiranga será modernizado para o bicentenário da Independência

O governador João Doria se reuniu com empresários para apresentar o projeto de modernização do novo Museu do Ipiranga. O encontro contou também com a presença de autoridades estaduais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e ligadas ao museu e à USP.

“Lançamos as cotas para captação de patrocínio. Três grandes empresas aceitaram e assinaram. A EDP, a Sabesp e o Itaú já somam R$ 36 milhões”, declarou Doria na abertura do encontro, ao ressaltar que ao término da reunião que duas outras empresas já demonstraram interesse: …

Leia Mais

Publicado em 7/09/2017 - 8:42 am em | 0 comentários

Divulgação

Programação especial comemora a 11ª Primavera dos Museus em Ribeirão Preto

Casa da Memória Italiana: resgate da história na região

Programação especial comemora a 11ª Primavera dos Museus em Ribeirão Preto

A Casa da Memória Italiana, de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, preparou eventos para comemorar a 11ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontecerá nacionalmente de 18 a 24 de setembro. A Casa da Memória Italiana está localizada na Rua Tibiriçá, 776.

Uma oficina de crochê, conduzida pela artesã Marisa Duarte, será realizada na terça-feira 19, das 15 às 17 horas. Em outra oficina de sketching, “Observando Ao Redor!”, algumas técnicas de desenho serão ensinadas pelo artista Beto Candia …

Leia Mais

Publicado em 23/11/2016 - 2:33 pm em | 0 comentários

Divulgação/Agência Brasil

Cais do Valongo, candidato a Patrimônio Mundial

Cais do Valongo, na regioão central da cidade (tomaz Silva/Agência Brasil)

Cais do Valongo, candidato a Patrimônio Mundial

Principal porto de entrada de africanos escravizados no Brasil e nas Américas, o Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro, foi visitado por representante do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) – órgão consultivo da Unesco –, para vistoria e avaliação técnica do local, candidato a Patrimônio Mundial. Além da visita, foram realizadas reuniões com a participação do Comitê Consultivo da Candidatura, composto por várias instituições governamentais, dos três níveis de governo, e não-governamentais relacionadas com questões associadas ao bem.

O Sítio Arqueológico do …

Leia Mais

Publicado em 24/09/2016 - 1:34 pm em | 0 comentários

Divulgação

Iphan amplia patrimônio cultural

Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, em Goiás: ano após ano, a tradição da vida rural e da devoção ao catolicismo

Iphan amplia patrimônio cultural

A Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, em Goiás, e a Casa da Flor, em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, foram declaradas Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. As indicações foram aprovadas por unanimidade, em 15 de setembro, durante reunião no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília (DF).

O Conselho Consultivo é órgão colegiado do Iphan para as questões relativas ao patrimônio material e imaterial, que avalia os processos de tombamento …

Leia Mais

Publicado em 1/08/2016 - 2:23 pm em | 0 comentários

Reprodução

“Narrativa de um Guerrilheiro” foca a vida do professor Roberto Espinosa

Obra será exibida no Memorial da Resistência

“Narrativa de um Guerrilheiro” foca a vida do professor Roberto Espinosa

O Memorial da Resistência, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza mais uma edição do Sábado Resistente, projeto em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento acontecerá em 13 de agosto, às 14 horas, com exibição do documentário “Narrativa de um Guerrilheiro”, de Paulo Sérgio Silva, seguido de debate com sua presença e de Roberto Espinosa.

O documentário narra a trajetória de Antonio Roberto Espinosa, registrando sua participação na resistência e na luta armada contra a ditadura militar nos anos 1960 …

Leia Mais

Publicado em 26/01/2016 - 10:06 am em | 0 comentários

Divulgação

Portal da FAMS resgata a memória de Santos, 470 anos

Portal permite ao internauta viajar por uma linha do tempo

Portal da FAMS resgata a memória de Santos, 470 anos

Comemorando o 470º aniversário de Santos, a Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) inaugurou hoje o portal Memória de Santos (www.memoriadesantos.com.br), para difundir o rico acervo da instituição: toda a história da cidade por meio de documentos, imagens, artigos e notícias.

Além de fonte de pesquisa, o portal permite ao internauta viajar por uma linha do tempo, escolhendo um ano específico para conhecer os fatos históricos e dados marcantes de Santos no período. O filtro também pode ser feito por temas.

“Santos não tinha instrumentos …

Leia Mais