Edição 308Setembro 2020
Segunda, 19 De Outubro De 2020
Editorias

Publicado em 1/08/2016 - 2:23 pm em | 0 comentários

Reprodução

“Narrativa de um Guerrilheiro” foca a vida do professor Roberto Espinosa

Obra será exibida no Memorial da Resistência

“Narrativa de um Guerrilheiro” foca a vida do professor Roberto Espinosa

O Memorial da Resistência, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza mais uma edição do Sábado Resistente, projeto em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento acontecerá em 13 de agosto, às 14 horas, com exibição do documentário “Narrativa de um Guerrilheiro”, de Paulo Sérgio Silva, seguido de debate com sua presença e de Roberto Espinosa.

O documentário narra a trajetória de Antonio Roberto Espinosa, registrando sua participação na resistência e na luta armada contra a ditadura militar nos anos 1960 e 1970. Espinosa participou de duas organizações clandestinas: a VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) e VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares). Pertenciam à direção Carlos Lamarca, Cláudio Ribeiro, Juares Guimarães de Brito, Maria do Carmo Brito, Antonio Roberto Espinosa, Carlos Alberto Soares de Freitas e Carlos Franklin Paixão de Araújo.

Longa traz também documentos e depoimentos dos personagens que viveram esse período e participaram de diversas ações ao lado de Espinosa, como o roubo do “cofre do Adhemar”, contendo pouco mais de 2,5 milhões de dólares, em espécie, realizada em 18 de julho de 1969. Além dos quatro anos em que Espinosa ficou preso e torturado no Dops (Departamento de Ordem Política e Social).

14 horas, boas vindas, com Kátia Felipini Neves (Memorial da Resistência de São Paulo);

14h15, coordenação de Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política);

14h20, exibição do filme “Narrativas de um Guerrilheiro” (Paulo Sérgio Silva, BRA, 2016, 83 min.);

15h40, debate, com participação de Antonio Roberto Espinosa (protagonista do filme e ex-guerrilheiro da VPR e da VAR-Palmares) e Paulo Sérgio Silva (diretor do documentário).

O Memorial da Resistência de São Paulo está localizado no Largo General Osório, 66, Luz, Auditório Vitae, 5º andar, telefone (11) 3335.4990, e-mail faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Responder