Edição 272Setembro 2017
Sábado, 21 De Outubro De 2017
Editorias

Publicado em 11/08/2017 - 8:23 am em | 0 comentários

Divulgação

Ciclo debate legado do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim

Wilheim: soluções vibrantes e obras inovadoras

Ciclo debate legado do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim

O arquiteto Jorge Wilheim (1928-2014) foi importante urbanista brasileiro e por mais de seis décadas transformou seu conhecimento sobre a dinâmica urbana em soluções vibrantes e obras inovadoras, buscando, melhorar a qualidade de vida nas metrópoles em desenvolvimento. Em 2018, Wilheim completaria 90 anos e sua família prepara uma série de eventos em celebração ao seu legado, que abrange debates, ciclos e exposições sobre as contribuições de Wilheim às cidades.

Para marcar o início dessa programação, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza, do próximo dia …

Leia Mais

Publicado em 29/08/2016 - 10:41 am em | 0 comentários

Divulgação

Condephaat tomba marco brutalista

Antigo Santa Paula Iate Clube: marco da chamada arquitetura brutalista

Condephaat tomba marco brutalista

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) homologou o tombamento do Santa Paula Iate Clube, na capital paulista. As instalações estão localizadas na Avenida Atlântica, às margens da represa do Guarapiranga, e representam um marco da chamada arquitetura brutalista. Atualmente, o conjunto está abandonado, sofrendo a ação do tempo, com infiltração em vários pontos: as vigas de sustentação estão esfarelando, a ferrugem das estruturas faz parte do cotidiano, além de pichações por toda a parte.

O tombamento abrange …

Leia Mais

Publicado em 29/08/2016 - 10:36 am em | 0 comentários

Divulgação

55/Rio Hotel resgata o glamour

Antigo Grande Hotel Bragança: na Lapa, brilho e encanto de cariocas e turistas

55/Rio Hotel resgata o glamour

Um dos prédios mais charmosos do Rio de Janeiro, onde funcionou o Grande Hotel Bragança, no 9 da Avenida Visconde de Maranguape, ao lado dos Arcos da Lapa, foi recuperado e retomou sua antiga função. Após dois anos e meio de obras, o endereço que já hospedou nomes como Noel Rosa e Di Cavalcanti passou a ser chamado 55/Rio Hotel.

O edifício centenário é famoso pelos dois torreões que arrematam seu telhado. O 55/Rio Hotel é resultado do investimento de dois grupos: o brasileiro Gamaro e o norte-americano …

Leia Mais

Publicado em 24/05/2016 - 11:50 am em | 0 comentários

Divulgação

Proteção às obras de Oscar Niemeyer

Museu de Arte Contemporânea de Niterói: fachada futurística, inaugurado em 1996

Proteção às obras de Oscar Niemeyer

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural brasileiro aprovou a proposta de tombamento de mais três obras do arquiteto Oscar Niemeyer (15/12/1907 – 05/12/ 2012): Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, no Rio de Janeiro, Passarela do Samba da cidade do Rio de Janeiro e Conjunto de edificações projetadas do Parque do Ibirapuera, na capital paulista. Aprovados, os três bens foram integrados aos outros 24 monumentos já tombados desde 6 de dezembro de 2007.

A 82ª reunião do Conselho aconteceu no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio …

Leia Mais

Publicado em 5/05/2016 - 9:42 am em | 0 comentários

Divulgação

Conjunto da Obra de Oscar Niemeyer pode ter mais três bens protegidos

Museu de Arte Contemporânea de Niterói: fachada futurística

Conjunto da Obra de Oscar Niemeyer pode ter mais três bens protegidos

Nesta sexta-feira, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural reúne-se para analisar proposta de tombamento de mais três obras do arquiteto Oscar Niemeyer: Passarela do Samba da cidade do Rio de Janeiro (RJ), Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói (RJ) e Conjunto de edificações projetadas do Parque do Ibirapuera (SP). Se forem aprovados, os três bens serão integrados aos outros 24 monumentos – já tombados desde 06 de dezembro de 2007.

A 82ª reunião acontece no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro, e será marcada …

Leia Mais

Publicado em 21/03/2016 - 10:59 am em | 0 comentários

Divulgação

CAU/SP promove coleta de dados biométricos de arquitetos e urbanistas

Atenção às regras para obter a Carteira de Identidade Profissional

CAU/SP promove coleta de dados biométricos de arquitetos e urbanistas

De amanhã a quinta-feira, os arquitetos e urbanistas de Santos e região que ainda não têm a Carteira de Identidade Profissional vão poder fazer a coleta de dados biométricos para a emissão do documento, na Sede Regional do CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, na Rua Dr. Artur Porchat de Assis, 47, Boqueirão, das 9 às 12 horas.

Antes de se dirigir à sede do CAU/SP na cidade, o profissional deve efetuar a atualização de dados cadastrais no Sistema de Comunicação do CAU (Siccau) …

Leia Mais