Edição 270Julho 2017
Terça, 22 De Agosto De 2017
Editorias

Publicado em 16/08/2017 - 8:39 am em | 0 comentários

Divulgação

Saiba o que é preciso para doar órgãos e ajudar a salvar vidas

Setembro verde: um doador pode salvar ou melhorar as vidas de até 10 outras pessoas

Saiba o que é preciso para doar órgãos e ajudar a salvar vidas

O índice de doações de órgãos vem aumentando progressivamente nos últimos anos no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), houve um crescimento de 24% entre 2012 e 2016. Ainda assim, esse número está abaixo do índice observado em países que se destacam na doação.

A expectativa e trabalho da entidade são para que haja um crescimento continuado, em torno de 10% ao ano, nos próximos anos. No entanto, existe muita desinformação e falta de conscientização sobre o processo decisório. A situação mais comum …

Leia Mais

Publicado em 9/08/2017 - 8:19 am em | 0 comentários

Divulgação

ANS propõe norma para tornar fiscalização mais eficiente

Medidas incluem fortalecimento da intermediação de conflitos

ANS propõe norma para tornar fiscalização mais eficiente

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ouve a sociedade a partir da próxima terça-feira 18 para somar contribuições à proposta normativa visando implementar um novo sistema de fiscalização. O envio de contribuições deverá ser realizado exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível em www.ans.gov.br durante o período de 30 dias.

O objetivo é tornar as atividades fiscalizatórias mais eficientes, aprimorando a regulação do setor e promovendo melhoria no atendimento aos beneficiários de planos de saúde. Além de mudanças nos fluxos dos processos fiscalizatórios, a proposta de Resolução …

Leia Mais

Publicado em 27/07/2017 - 8:36 am em | 0 comentários

Reprodução

Alerta no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Coluna vertebral: algumas funções são consideradas de maior risco

Alerta no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é lembrado hoje e segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2,34 milhões de mortes/ano, 321 mil se devem a acidentes de trabalho. Dentre os acidentes sem mortes com lesões ente parciais e graves, a coluna vertebral aparece com destaque, levando muitos trabalhadores a se afastarem de suas atividades, temporária ou definitivamente.

De acordo com o neurocirurgião especialista em coluna pela Unifesp, Alexandre Reis Elias, algumas funções são consideradas de maior risco de acidentes para a coluna, como …

Leia Mais

Publicado em 14/07/2017 - 8:22 am em | 0 comentários

Divulgação

No Dia do Homem, endócrinos alertam para a síndrome metabólica

Disfunção erétil pode ser sinal de doença grave

No Dia do Homem, endócrinos alertam para a síndrome metabólica

Embora menos popular que o Dia Internacional da Mulher, o Dia Internacional do Homem é comemorado amanhã, com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) alertando para os cuidados com a saúde masculina. “Os homens apresentam muito mais resistência em procurar assistência médica preventiva, por medo, vergonha ou ‘falta de tempo’ do que as mulheres, o que resulta em diagnósticos mais tardios e complicados na maioria dos casos”, afirma a médica Larissa Gomes, diretora da SBEM-SP.

A entidade enfatiza a importância de o homem …

Leia Mais

Publicado em 31/05/2017 - 8:21 am em | 0 comentários

Divulgação

Incor coleta hoje dados de fumantes de cigarro eletrônico

Cigarro eletrônico pode ter altos níveis de nicotina

Incor coleta hoje dados de fumantes de cigarro eletrônico

Em ação alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco, fumantes que consomem apenas cigarros eletrônicos podem comparecer hoje, das 9 às 14 horas, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2.073, na capital paulista, para medição de concentração de nicotina no sangue.

A campanha, promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), acontecerá no espaço do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (Incor). Serão atendidas as primeiras 400 pessoas que retirarem senha. Os dados coletados farão parte de pesquisa do Incor em parceria com a Universidade Estadual Paulista …

Leia Mais

Publicado em 11/04/2017 - 8:32 am em | 0 comentários

Divulgação

Abril Marrom busca a prevenção e o combate às doenças que levam à cegueira

Abril Marrom: 53 mil pessoas são cegas na capital paulista

Abril Marrom busca a prevenção e o combate às doenças que levam à cegueira

Responsável por cerca 85% das informações processadas no cérebro, a visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano. Entretanto, conforme levantamento da KRC Research, 44% das pessoas no mundo acreditam que não precisam de exames oftalmológicos pelo simples fato de enxergarem, visitando um médico especialista apenas quando sentem dificuldade, o que pode já indicar algum problema em estágio avançado.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre as diversas doenças e apresentar propostas para reduzir a perda de visão, foi criado em 2016 o Abril Marrom …

Leia Mais

Publicado em 5/04/2017 - 10:07 am em | 0 comentários

Divulgação

Pontos turísticos são interditados após confirmações de febre amarela

Mata de Santa Genebra, em Campinas, no interior de São Paulo

Pontos turísticos são interditados após confirmações de febre amarela

Por conta da confirmação de casos de febre amarela em pessoas ou da presença do vírus em macacos mortos, cinco pontos turísticos em regiões rurais de São Paulo estão interditados: Mata de Santa Genebra e o Tênis Clube, em Campinas; Observatório Municipal Jean Nicollini, em Joaquim Egídio; Clube Atlético de Araraquara, em Américo Brasiliense; e Trilhas da Mata dos Macacos, em Bady Bassit. O veto à visitação deve durar aproximadamente 15 dias, tempo para que o Ministério da Saúde dê um novo parecer a respeito, após análise do …

Leia Mais

Publicado em 9/03/2017 - 10:21 am em | 0 comentários

Reprodução

Proposta para criação de planos acessíveis será avaliada pela ANS   

Mantido o direito de qualquer cidadão acessar a rede pública de saúde

Proposta para criação de planos acessíveis será avaliada pela ANS  

Visando dar alternativa aos 2 milhões de brasileiros que perderam seus planos de saúde, a participação do Ministério da Saúde foi reunir, para discussão, as mais de 20 instituições ligadas à Saúde Suplementar, como Abramge, Proteste, AMB, CFM e Unimed, além de representantes do Ministério da Saúde (coordenação), Agência Nacional de Saúde Suplementar e da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização.

Ao fim dos trabalhos, as propostas do grupo foram encaminhadas à ANS. Cabe à agência verificar a legalidade …

Leia Mais

Publicado em 7/03/2017 - 9:44 am em | 0 comentários

Divulgação

Ação pelo bem-estar incentivará as pessoas a se movimentar

Contra o sedentarismo: aferição de pressão e glicose, com distribuição de água e barra de cereal

Ação pelo bem-estar incentivará as pessoas a se movimentar

A Vitacon Incorporadora e Construtora promoverá nesta sexta-feira, Dia Mundial contra o Sedentarismo, uma ação para promover o bem-estar e incentivar as pessoas a se movimentar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo e estima que em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. No Brasil, a obesidade também preocupa, já que alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso – ou …

Leia Mais

Publicado em 15/02/2017 - 8:24 am em | 0 comentários

Divulgação

Tome alguns cuidados e fique preparado para curtir a folia do Carnaval

Investir em alimentação equilibrada e cozinhar em casa

Tome alguns cuidados e fique preparado para curtir a folia do Carnaval

Para ajudar os foliões a curtirem o Carnaval com mais energia e animação, a nutricionista Lara Natacci preparou algumas dicas, como não esquecer do consumo de frutas, legumes e verduras. Ele lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo de 400 gramas por dia: “É uma ótima forma de montar refeições equilibradas, refrescantes e ideais para o clima quente”, sugere a especialista.

Outra dica é não abusar no uso do sal, para evitar a retenção de líquidos. Criar o hábito de preparar a própria …

Leia Mais

Publicado em 30/12/2016 - 9:36 am em | 0 comentários

Divulgação

Cada vez mais medicamentos genéricos vencem a desconfiança

Genéricos: produtos controlados, com economia e qualidade

Cada vez mais medicamentos genéricos vencem a desconfiança

A possibilidade de economia sem riscos, proporcionado pelos medicamentos genéricos está fazendo com que grande parcela da população já considere essa opção na hora da compra. A avaliação foi apurada na pesquisa análise do perfil de compra dos consumidores de medicamentos, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (Ifepec).

Segundo o estudo, o número de brasileiros que consideram essa opção na hora da compra é bastante expressivo, sendo que 37% dos consumidores apontaram que adquiriram medicamentos dessa modalidade, outros 32% compraram os de marcas e 31% …

Leia Mais

Publicado em 22/12/2016 - 3:48 pm em | 0 comentários

Gilberto Marques/GESP

Prefeitura inaugura Maternidade do Complexo Hospitalar dos Estivadores

Ao lado do prefeito Paulo Alexandre, Alckmin afirmou na inauguração: “Aqui vai ser 100% SUS”

Prefeitura inaugura Maternidade do Complexo Hospitalar dos Estivadores

Com a presença do governador Geraldo Alckmin, a Prefeitura inaugurou hoje a Maternidade do Complexo Hospitalar dos Estivadores – equipamento muito aguardado pela população e que ajudará a reorganizar a assistência hospitalar da Baixada Santista. O setor conta com 18 leitos de alojamento conjunto, 10 leitos de terapia intensiva e de cuidados intermediários neonatais, três suítes PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e uma sala de centro obstétrico. Um dos diferenciais é a banheira para a realização de parto na água. “Não podíamos comemorar o Natal de maneira melhor, …

Leia Mais

Publicado em 25/11/2016 - 2:16 pm em | 0 comentários

Divulgação

Em SP, 28 municípios estão em alerta de surto de dengue, chikungunya e zika

Guarujá, São Vicente e Cubatão estão em estado de alerta

Em SP, 28 municípios estão em alerta de surto de dengue, chikungunya e zika

Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios, aponta que 28 cidades no estado de São Paulo encontram-se em situação de alerta de surto de dengue, chikungunya e zika. Três cidades são da Região Metropolitana da Baixada Santista: Guarujá, São Vicente e Cubatão. Outras 344 cidades, incluindo a capital do estado, estão em situação satisfatória.

Os dados do LIRAa, foram apresentados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que também divulgou a nova campanha deste ano para …

Leia Mais

Publicado em 16/11/2016 - 8:05 am em | 0 comentários

Raimundo Rosa/Secor-PMS

Complexo Hospitalar dos Estivadores abrirá em 16 de dezembro

Gestão será do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Complexo Hospitalar dos Estivadores abrirá em 16 de dezembro

A abertura do Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, está confirmada para 16 de dezembro a partir da cassação da liminar que suspendia os efeitos do contrato firmado entre a Prefeitura de Santos e o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz para a gestão do equipamento.

Por conta da interrupção no processo, foram revistas todas as etapas necessárias para o início do atendimento ao público. A Prefeitura espera contar, em 16 de dezembro, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do presidente da República, Michel …

Leia Mais

Publicado em 24/10/2016 - 2:19 pm em | 0 comentários

Divulgação GOESP

Baixada Santista é beneficiada com recursos para a saúde

Alckmin: assinatura de portarias para viabilizar recursos

Baixada Santista é beneficiada com recursos para a saúde

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta hoje, no Palácio dos Bandeirantes, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para assinatura de portarias de habilitação de serviços que permitirão a destinação de recursos para ampliação dos atendimentos de emergência e hospitalar realizados no Estado.

Mais R$ 98 milhões por ano serão destinados pelo Ministério da Saúde para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Santas Casas e entidades filantrópicas que estão em funcionamento no Estado de São Paulo. A garantia dos repasses para esses serviços só foi possível com as medidas de …

Leia Mais

Publicado em 15/10/2016 - 7:35 pm em | 0 comentários

Divulgação/Memorial

Memorial realiza “Dia de Beleza” em parceria com o Instituto Neo Mama

Mulheres assistidas pelo Instituto Neo Mama participaram do “Dia de Beleza”

Memorial realiza “Dia de Beleza” em parceria com o Instituto Neo Mama

A Capela da Memorial Necrópole Ecumênica foi transformada hoje num grande salão de beleza para a realização do “Dia de Beleza”, promovido em parceria com o Instituto Neo Mama, em mais uma ação do Outubro Rosa. O evento movimentou mulheres atendidas pelo Neo Mama e, além de conscientizar para a importância da detecção precoce do câncer de mama, proporcionou técnicas de automaquilagem, com produtos fornecidos por uma multinacional do ramo de cosméticos.

A Memorial participa do movimento Outubro Rosa desde 2014, como primeiro cemitério do mundo a apoiar …

Leia Mais

Publicado em 11/10/2016 - 11:05 am em | 0 comentários

Divulgação

Data conscientiza para a importância da manutenção do peso adequado

Sobrepeso pode predispor doenças do coração

Data conscientiza para a importância da manutenção do peso adequado

Celebrado hoje, o Dia Mundial da Obesidade alerta para o excesso de peso corporal como um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, porque pode provocar aumento da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue.

Uma pessoa é classificada com excesso de peso quando seu Índice de Massa Corpórea (IMC) é superior a 25 e com obesidade, quando esse valor é maior que 30. Para calcular o IMC, basta dividir o peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros).

Estudo divulgado no …

Leia Mais

Publicado em 7/10/2016 - 9:24 am em | 0 comentários

Reprodução

Concurso gastronômico premiará mulheres assistidas pelo Neo Mama

Concurso é integrado às ações do Outubro Rosa

Concurso gastronômico premiará mulheres assistidas pelo Neo Mama

“Um Doce de Família” é o concurso de gastronomia que a Memorial Necrópole Ecumênica e o Instituto Neo Mama promoverão em outubro, integrando as ações alusivas ao Outubro Rosa. O concurso é exclusivo às mulheres assistidas pelo Neo Mama e terá coordenação do curso de Gastronomia da Unimonte, com apoio de Nita, Hotel Mercure e restaurante Da Franco (cobertura do Hotel Mercure).

A Memorial está engajada no movimento Outubro Rosa desde 2014, como primeiro cemitério do mundo a apoiar a causa, e desde o dia 1º ilumina com …

Leia Mais

Publicado em 1/10/2016 - 10:12 am em | 0 comentários

Divulgação/Memorial

Memorial está rosa em homenagem ao “Outubro Rosa”

Memorial: responsabilidade na busca por um mundo melhor

Memorial está rosa em homenagem ao “Outubro Rosa”

Primeiro cemitério do mundo a apoiar o movimento, a Memorial Necrópole Ecumênica participa do Outubro Rosa iluminando com a cor rosa, desde a zero hora de hoje, a fachada de seu edifício, em Santos, no litoral de São Paulo, que está incluído no “The Guinness World of Records”, o livro dos recordes, como o cemitério mais alto do mundo.

A iluminação faz parte de uma série de ações da Memorial, que desde 2014 está engajada no movimento Outubro Rosa, originado nos Estados Unidos na década de 1990, …

Leia Mais

Publicado em 16/09/2016 - 10:21 am em | 0 comentários

Divulgação

5,9 milhões de doses de vacinas para atualizar caderneta de saúde

Campanha de multivacinação protege contra 18 doenças

5,9 milhões de doses de vacinas para atualizar caderneta de saúde

 A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove a partir de segunda-feira uma campanha para colocar em dia a vacinação de crianças paulistas com cinco anos incompletos, e pré-adolescentes e adolescentes na faixa de 9 a 15 anos incompletos.

O objetivo é conferir a caderneta e aplicar, gratuitamente, as doses em atraso, conforme a faixa etária e a situação vacinal de cada um. No total, serão distribuídas 5,9 milhões de doses às cidades paulistas, contabilizando os quantitativos destinados à multivacinação e à imunização de rotina prevista …

Leia Mais