Edição 351Abril 2024
Quinta, 02 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 7/06/2023 - 7:09 am em | 0 comentários

Marcelo Martins-PMS/Divulgação

Arteterapia motiva idosos e está em exposição, até hoje, em Santos

Atividades acontecem às terças-feiras na Policlínica Gonzaga

Arteterapia motiva idosos e está em exposição, até hoje, em Santos

Um grupo de idosos está comprovando na prática os benefícios que uma tela, tinta e pincel podem fazer na vida de uma pessoa. São os usuários da Policlínica Gonzaga, em Santos, que praticam a arteterapia desde a pandemia e já transformaram os trabalhos na exposição “A arte de pintar – Viver, conviver e transformar”, que pode ser vista até hoje na unidade de Saúde, na Rua Assis Correia, 17.

A ideia surgiu no início da pandemia. “Como a atividade que fazíamos aqui com o programa Movimente-se (dança sênior) teve que ser interrompida, então, para que eles pudessem ter alguma distração, enviei telas, pincéis e tintas para a casa deles”, conta a agente comunitária de saúde Lisangela de Oliveira Dias Souza: “E foi uma grande surpresa, pois aqueles que se propuseram a pintar se apaixonaram pela atividade”.

Com a retomada das atividades presenciais, Lisangela resolveu dar continuidade à arteterapia e convidou uma das participantes do Movimente-se, que já tinha experiência em educação, para ajudá-la. A aposentada Suely Castellano assumiu o comando das aulas, que avalia: “É impressionante, pois dá para perceber como a arte acalma, tranquiliza e estimula a coordenação dos pacientes”.

A dona de casa Maria José Macegosa conta que o trabalho manual a ajudou muito. “A pintura me tranquiliza e veio num momento em que todos estávamos preocupados com a pandemia, quando não podíamos sair de casa. Me fez muito bem desenvolver esse trabalho”, diz ela, que acabou sendo acompanhada nas aulas pelo marido José Antônio Silva.

“Eu não achava que era capaz de desenhar. Sempre pratiquei esportes, mas, às vezes, bate um desânimo na vida do idoso e a gente acha que tem que se entregar. Não deve ser assim. Eu vi as pessoas fazendo os quadros, resolvi experimentar e gostei. Me deu mais força de vontade”, anima-se Silva.

As atividades acontecem às terças-feiras, a partir das 14h30, e são gratuitas. Para participar, a pessoa deve ter mais de 65 anos e levar uma tela para realizar a pintura. A iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade.

Responder