Edição 351Abril 2024
Quinta, 02 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 25/07/2023 - 6:59 am em | 0 comentários

Divulgação

Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento ilumina monumentos

Prevenir as quase 6.000 mortes anuais no país

Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento ilumina monumentos

Mais de 1.200 locais pelo país aderiram ao movimento “Go, Blue” e hoje estarão iluminados de azul. Decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2021, a data foi escolhida para lembrar que prevenção é a solução para as quase 6.000 mortes anuais por afogamento no país. Entre os locais que participam da campanha estão o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, o AquaRio, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, o Bonde de Santa Teresa, a Igreja da Penha, a ponte estaiada Roberto Marinho, na capital paulista, os clubes associados ao Sindiclubes de São Paulo, a fachada do Palácio Iguaçu, entre outros.

Parceira da DHL Express, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) lidera este ano o movimento “Go, Blue” de prevenção aos afogamentos, chamando atenção para uma estatística assustadora: a cada uma hora e 30 minutos um brasileiro morre afogado no país, em rios, lagos e represas, incidentes que poderiam ser evitados por meio da disseminação de informações sobre segurança aquática e conscientização de riscos.

Segundo o último Boletim Epidemiológico da Sobrasa, divulgado em 2022, as mortes por afogamento de crianças entre 1 a 4 anos de idade passaram a ser a 1ª causa de óbito a partir de 2020, o que chama atenção para a necessidade de cuidados dentro de casa. O aumento das vítimas fatais por afogamento também teve reflexo nas crianças entre 5 e 9 anos de idade, que ocupa a 2ª posição no ranking divulgado pela entidade.

A Sobrasa lembra que entre as soluções para conferir segurança às piscinas estão o isolamento da área por meio da instalação de cerca e de dois ralos, ambos com tampas anti-sucção, que evitam o aprisionamento do corpo e a sucção de cabelos, dispositivos que são fáceis de serem encontrados e de valor baixo no mercado

O boletim da Sobrasa chama atenção para os óbitos de turistas no país. A cada três dias, um turista morre no Brasil vítima de afogamento, sendo destes, 31% oriundos do estado de São Paulo, principal emissor de visitantes para todo o país. Santa Catarina é o estado que aparece com 22% de morte de turistas por afogamento.

O Verão é a época do ano em que os afogamentos são mais recorrentes, correspondendo a 45% do total, entre os meses de dezembro e março, quando as pessoas estão mais em contato com fontes de água como praias, rios, lagoas e represas. Por esse motivo, esse ano o Ministério do Turismo soma esforços à causa com as ações que envolvem as secretarias estaduais e municipais de turismo, além de estimular a iluminação de prédios públicos, monumentos históricos e, principalmente, turísticos.

Desde 2022, a Sobrasa tem a DHL Express como uma de suas apoiadoras dos programas Kim da Escola, Surf-Salva, Sobrasa Kids e Piscina+Segura, que já ajudaram a formar mais de 890 mil crianças e adultos no Brasil no combate aos afogamentos. O apoio à causa da segurança aquática faz parte das práticas empresariais sustentáveis e do compromisso da DHL com a sociedade e o meio ambiente, o grupo contribui positivamente para o mundo.

Responder