Edição 270Julho 2017
Sexta, 18 De Agosto De 2017
Editorias

Publicado em 17/05/2017 - 10:15 am em | 0 comentários

Divulgação

Aplicativo para gerenciar lixo doméstico é vencedor da Feira de Ciências

Ferramenta para celular foi criada por alunos do Ensino Médio de Mogi das Cruzes

Aplicativo para gerenciar lixo doméstico é vencedor da Feira de Ciências

Com ajuda de um aplicativo de celular, moradores de Mogi das Cruzes poderão gerenciar o destino do lixo produzido em casa. Essa é proposta de alunos da E.E. Adelaide Maria de Barros, vencedores da 4ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo. Foram ao todo 157 projetos de pré-iniciação inscritos nas áreas de ciências da natureza, tecnologia, empreendedorismo e extensão social. Participam da competição estudantes do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série e 2ª série do Ensino Médio de todo …

Leia Mais

Publicado em 27/04/2017 - 9:58 am em | 0 comentários

Denise Casatti/Divulgação ICMC-USP

UFSCar abre inscrições à Olimpíada Brasileira de Robótica

Competição é aberta a estudantes do ensino fundamental, médio e técnico

UFSCar abre inscrições à Olimpíada Brasileira de Robótica

Estimular os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico a trabalharem em equipe para construir robôs e programá-los é o principal objetivo da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que está com inscrições abertas até 20 de maio. Até essa data também podem ser realizadas as inscrições para a modalidade teórica da competição.

No caso da modalidade prática, cada equipe pode ser composta por, no mínimo, dois competidores e, no máximo, quatro. Os robôs desenvolvidos devem ter a capacidade de enfrentar sozinhos vários obstáculos e desafios …

Leia Mais

Publicado em 28/03/2017 - 9:56 am em | 0 comentários

Reprodução

Baixada Santista têm até sexta-feira para se inscrever na Olimpíada de Matemática

Neste ano estudante da rede particular também pode participar da competição

Baixada Santista têm até sexta-feira para se inscrever na Olimpíada de Matemática

As escolas estaduais da região da Baixada Santista têm até sexta-feira para se inscrever na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). Podem competir alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O cadastro deve ser feito pela equipe gestora no endereço www.obmep.org.br  Neste ano, de maneira inédita, o torneio também é aberto à rede particular.

Os alunos participantes da Obmep são divididos em três níveis, de acordo com a escolaridade (nível 1 – 6º ao 7º ano; nível 2 – …

Leia Mais

Publicado em 14/02/2017 - 8:29 am em | 0 comentários

Reprodução

Senac lança primeiro polo de graduação EAD na Baixada Santista

Unidade apresenta programação especial aberta à comunidade

Senac lança primeiro polo de graduação EAD na Baixada Santista

O Senac Santos foi credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) como polo de graduação a distância e passa a oferecer cursos nessa modalidade já para este primeiro semestre. Além dele, o Senac lança mais oito novos polos para oferta de graduação a distância no Estado: Santana, Santo André e Tatuapé, na capital e Grande São Paulo, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto, no interior, e mais 3 na região Sul do País (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). …

Leia Mais

Publicado em 3/02/2017 - 11:08 am em | 0 comentários

Divulgação

Escolas da Família reabrem neste sábado com vagas para voluntários

Mais de 11 mil jovens e adultos auxiliaram, em 2016, atividades esportivas, culturais e de bem-estar aos fins de semana

Escolas da Família reabrem neste sábado com vagas para voluntários

As unidades do programa Escola da Família da região da Baixada Santista reabrirão amanhã as portas à comunidade. Após o recesso em dezembro e janeiro, as atividades gratuitas estão de volta em todo o Estado. O foco, em 2017, são as ações de incentivo ao trabalho voluntário. Para isso, a Secretaria da Educação definiu para fevereiro o período de cadastro de interessados.

Para participar do programa, não é preciso ser estudante da rede estadual. Basta criar um projeto em um dos quatro eixos do PEF: cultura, esporte, prevenção …

Leia Mais

Publicado em 12/01/2017 - 9:30 am em | 0 comentários

Divulgação

USP amplia vagas no programa Universidade Aberta à Terceira Idade

Inclusão de pessoas a partir dos 60 anos: cerca de 4,7 mil vagas gratuitas

USP amplia vagas no programa Universidade Aberta à Terceira Idade

A USP abre inscrições para as atividades do primeiro semestre de 2017 do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Em sua 46ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do Interior, traz 4691 vagas divididas em disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. A oferta é 9% maior que a do último semestre, quando foram disponibilizadas 4300 vagas. Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais …

Leia Mais

Publicado em 9/01/2017 - 9:37 am em | 0 comentários

Divulgação

Pedido de transferência deve ser feito até amanhã nas escolas estaduais

Rede estadual definiu para 2 de fevereiro o início das aulas em todas as unidades do Estado

Pedido de transferência deve ser feito até amanhã nas escolas estaduais

A rede estadual paulista recebe até amanhã os pedidos de transferência de estudantes que mudaram de endereço no último semestre ou têm preferência por uma unidade diferente da que está matriculado. A solicitação de “deslocamento” deve ser feita em qualquer unidade de Ensino Fundamental e Médio da região da Baixada Santista.

A orientação da Secretaria da Educação é apresentar, no ato do cadastro, documento de identidade (RG ou certidão de nascimento) e comprovante de residência atual. Alunos menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. …

Leia Mais

Publicado em 7/01/2017 - 10:25 am em | 0 comentários

Divulgação

Bons motivos para passar as férias brincando com as crianças

Até os 4 anos de idade os pequenos não desenvolveram o hipocampo completamente

Bons motivos para passar as férias brincando com as crianças

As crianças têm mais facilidade na captação de um novo idioma, porém, para efetivamente acontecer o processo de aprendizado é preciso interação com os pais, amigos e conhecidos na segunda língua. É importante os pais se atentarem que por meio de jogos e brincadeiras os pequenos podem conseguir aprender novas palavras em outro idioma e até elaborar frases.

Um fator importante é a idade: até os 4 anos de idade os pequenos não desenvolveram o hipocampo completamente, parte do cérebro responsável por “arquivar” e “lembrar” dados numéricos e …

Leia Mais

Publicado em 1/12/2016 - 8:33 am em | 0 comentários

Divulgação

Cursos de formação continuada para professores de inglês da Baixada

Três opções de cursos: dois estão com inscrições abertas até sábado

Cursos de formação continuada para professores de inglês da Baixada

Os professores que ministram aulas de inglês na rede estadual de ensino da Baixada Santista têm a oportunidade de participar de um programa de estudos desenvolvido pela Secretaria da Educação, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP) “Paulo Renato Costa Souza” e a Cultura Inglesa.

São três opções de cursos, sendo que dois deles estão com inscrições abertas até sábado: “Língua inglesa” e “Curso de especialização lato sensu – práticas reflexivas e ensino-aprendizagem de inglês na escola pública”. Já o período de inscrição para …

Leia Mais

Publicado em 21/11/2016 - 9:09 am em | 0 comentários

Reprodução

Enquete para gestão democrática na Educação só até sexta-feira

Disponível no portal www.educacao.sp.gov.br

Enquete para gestão democrática na Educação só até sexta-feira

O prazo para responder ao questionário Gestão Democrática elaborado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo termina nesta sexta-feira. Disponível no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br), a enquete é aberta a alunos, professores, pais/responsáveis e funcionários das 5 mil escolas da rede paulista. As perguntas são formuladas de acordo com cada perfil e tem por objetivo identificar a atuação e o que pode ser atualizado nos espaços dos Grêmios, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres (APM).

O resultado será compilado pela Secretaria nos …

Leia Mais

Publicado em 29/07/2016 - 10:49 am em | 0 comentários

Reprodução

Escolas da rede estadual voltam às atividades na segunda-feira

Fim do recesso escolar marca o início do segundo semestre

Escolas da rede estadual voltam às atividades na segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira, cerca de 3,8 milhões de alunos – sendo 115,5 mil da Baixada Santista – matriculados na rede estadual de ensino de São Paulo retornam às salas de aula. O fim do recesso escolar marca também o início do segundo semestre, cujo cronograma segue até a segunda quinzena de dezembro. Nos últimos dois dias, as equipes gestoras e professores estiveram reunidas para definir o planejamento escolar em todas as 5 mil unidades.

O segundo semestre é, já tradicionalmente, o período de aplicação das avaliações …

Leia Mais

Publicado em 13/04/2016 - 10:41 am em | 0 comentários

Divulgação

Mongaguá mobiliza estudantes contra o “Aedes aegypti”

Ação incluiu plantação de citronela em escolas

Mongaguá mobiliza estudantes contra o “Aedes aegypti”

Pelo menos 800 novos agentes mirins no combate ao “Aedes aegypti” foram formados em Mongaguá, na Baixada Santista, na união de forças contra o mosquito nas unidades de ensino das redes municipal, estadual e particular. A ação integrou os estudantes na diversificada programação da “Semana Estadual de Mobilização Contra o Aedes aegypti”, que incluiu a produção de materiais alusivos, panfletagens, passeatas e palestras.

“Estamos muito satisfeitos e felizes com a participação em massa das comunidades escolares nas iniciativas da Semana de Mobilização”, desse a diretora do Centro de …

Leia Mais

Publicado em 12/02/2016 - 9:56 am em | 0 comentários

3,7 milhões de alunos retornam às aulas na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 3,7 milhões de estudantes matriculados na rede estadual de ensino retornam às salas de aula. A volta será simultânea nas 5 mil escolas do Estado. Todas as unidades também começarão o ano letivo com novidades no planejamento pedagógico. Pela primeira vez, as equipes gestoras puderam traçar as metas já com as médias fechadas do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). As notas foram divulgadas no último dia 4 e apontaram um desempenho recorde na rede paulista.

De acordo com os …

Leia Mais

Publicado em 1/02/2016 - 9:34 am em | 0 comentários

Estudar chinês é opção para quem procura novas oportunidades

Diante da importância cada vez maior da China no mundo e do fato de que hoje a China é o principal parceiro comercial do Brasil, a demanda por profissionais de todas as áreas com conhecimento da língua e da cultura chinesa é cada vez maior. Profissionais que dominem a língua chinesa são cada vez mais valorizados em suas respectivas áreas de trabalho e conhecimento e encontram muito mais oportunidades de emprego.

O curso de língua chinesa do Instituto Confúcio é referência mundial. No Brasil existem nove institutos, todos …

Leia Mais