Edição 351Abril 2024
Sexta, 03 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 17/12/2022 - 6:55 am em | 0 comentários

Gabriela Gouvêa/Divulgação

Reforma ampliará Museu da Diversidade Sexual na capital paulista

MDS: novos espaços irão potencializar

Reforma ampliará Museu da Diversidade Sexual na capital paulista

Visando expandir sua programação e aproximar o contato com a comunidade Lgbtqia+, a sede do Museu da Diversidade Sexual (MDS), na Estação República do metrô de São Paulo, passará por reformas de ampliação a partir de segunda-feira, com previsão de finalização dos processos em abril de 2023.

O MDS é dedicado à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade Lgbtqia+, sendo o primeiro equipamento cultural da América Latina voltado a essa população. Com uma programação extensa e variada, o MDS busca estabelecer diálogos com os visitantes a respeito de questões como cidadania, direitos humanos, preconceito, discriminação, orientação sexual, identidade e expressão de gênero.  

A sede do museu passará de uma área de 110 metros quadros para 540 metros quadrados. Enquanto durarem as obras, as atividades não irão parar, com exposições, debates e palestras virtuais e itinerantes. Assim, o Museu da Diversidade Sexual seguirá como um canal de visibilidade, expressão de vozes e preservação da memória Lgbtqia+, ainda que a programação se desenrole temporariamente fora de sua sede.  

Para Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon, organização social que gere o MDS, a ampliação do museu terá uma importância imensa para toda a sociedade, tendo em vista que o novo espaço contará com maior capacidade técnica e tecnológica para construir narrativas, exposições e dialogar com o público: “A iniciativa é muito louvável, pois assim o museu terá melhores condições de contar histórias do universo Lgbtqia+, histórias que procuram descortinar um olhar sem preconceito e trazer os significados, as dores e as alegrias de quem pertence a essa comunidade”.

 O entendimento é compartilhado pela diretora de equipamento do MDS, Marisa Bueno, que ressalta a relevância do tema para os dias atuais: “O impacto dessa reestruturação será extremamente positivo, pois teremos um lugar onde os estudos e discussões envolvendo diversidade poderão ser ampliados e enriquecidos, ganhando também maior visibilidade junto ao público, o que é fundamental hoje em dia”.   

 O MDS é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e oferece visitas guiadas pelo educativo da instituição. Os agendamentos devem ser feitos em www.museudadiversidadesexual.org.br

Responder