Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 11/01/2024 - 7:00 am em | 0 comentários

Divulgação

Primeiro Camarote LGBTI+ do Carnaval paulistano é pioneiro no país

Camarote Sensação: representatividade no Sambódromo do Anhembi

Primeiro Camarote LGBTI+ do Carnaval paulistano é pioneiro no país

O Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, terá no Carnaval deste ano o Camarote Sensação. Segundo o idealizador, Ricardo Gomes, que é presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBTI+ do Brasil, trata-se do primeiro camarote dedicado 100% ao público LGBTI+ e seus aliados, o que representa uma nova era na celebração da diversidade durante a festa carnavalesca.

De acordo com números divulgados pela Prefeitura de São Paulo, ao longo dos anos, a capital tem se consolidado como um dos destinos mais procurados no Carnaval. Em 2023, o Carnaval de Rua atraiu 15 milhões de foliões, incluindo mais de uma centena de blocos voltados à comunidade LGBTQI+. As escolas de sambas e agremiações juntas levaram mais de 50 mil integrantes que passaram pela passarela do sambódromo do Anhembi, reunindo mais de 119 mil pessoas.

Ricardo destaca que, apesar da representatividade, faltava um ambiente exclusivo e seguro para o público LGBTQI+ nos desfiles das escolas de samba: “O Camarote Sensação chega em 2024 para tornar o Carnaval ainda mais acolhedor, promovendo respeito e amor”.

O espaço não apenas é voltado para a comunidade LGBTQI+, mas também é “hétero friendly”, acolhendo heterossexuais sem preconceitos. Gomes destaca a ênfase na segurança, um quesito crucial para a comunidade LGBTQI+ por conta do preconceito. O Camarote Sensação busca proporcionar um ambiente 100% seguro, permitindo que o seu público possa se expressar autenticamente, podendo ser quem são, sem se preocupar.

Atenção para algumas datas relevantes do Carnaval na capital paulista: os desfiles do Grupo de Acesso 2 estão marcados para 3 de fevereiro; as apresentações da divisão principal acontecem nas noites de 9 e 10 de fevereiro, sexta e sábado, com sete escolas por noite; os desfiles do Grupo de Acesso 1 estão marcados para 11 de fevereiro e 17 de fevereiro o desfile das campeãs.

Responder