Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 9/05/2020 - 7:13 am em | 0 comentários

Divulgação

Portos privados ampliam medidas preventivas contra o novo coronavírus

Ações envolvem terminais associados à ATP

Portos privados ampliam medidas preventivas contra o novo coronavírus

Os Terminais de Uso Privado (TUP), filiados à Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), ampliaram as medidas protetivas e preventivas para contribuir na luta contra a proliferação da Covid-19 no Brasil e continuar operando normalmente durante a crise. Entre as principais ações estão a adoção do teletrabalho para atividades administrativas, sistema de rodizio de profissionais para funções essenciais, intensificação de medidas de higienização com uso de álcool em gel e máscaras, restrição de reuniões presenciais e uso de videoconferências e a suspensão de viagens nacionais e internacionais, além de ações de comunicação interna e com stakeholders sobre cuidados para evitar contágio e doações de equipamentos e cestas básicas para comunidades vulneráveis.

De acordo com o presidente da ATP, Murillo Barbosa, as medidas atestam o compromisso dos TUPs com a saúde e bem-estar de seus colaboradores e garantem a continuidade da operação dos portos, essencial para o dia a dia da população no enfrentamento dessa crise sem precedentes causada pela pandemia.

“A logística de transporte do país é estratégica para garantir o abastecimento de insumos essenciais durante a pandemia”, acrescenta Murillo: “Pelos TUPs passam os produtos utilizados nas casas, indústrias e, principalmente agora, nos hospitais brasileiros. O objetivo é garantir que não falte nada para as famílias neste momento. Tudo isso, com a saúde dos colaboradores em primeiro lugar”.

Os terminais privados atuam em diversas áreas, como minério, siderurgia, agronegócio, granel líquido e movimentação de contêineres, além da exportação de commodities e foram responsáveis por 66% da movimentação total de cargas do ano passado no Brasil.

“Enquanto grande parte da população está isolada por orientações das autoridades de saúde, os portos privados seguem operando normalmente, o que representa mais uma demonstração de profissionalismo e da importância desse segmento para a economia, logística e para sociedade durante um período tão desafiador”, analisa o dirigente.

Ele lembra que, além de ampliar as medidas preventivas, os TUPs seguem rigorosamente os protocolos recomendados por órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Os portos operam normalmente, mas isso não significa que a rotina não foi alterada. As empresas privadas e profissionais portuários estão alertas para garantir a saúde e a segurança dos colaboradores enquanto desempenham suas funções, além de contribuir significativamente para reduzir a contaminação e para o combate à proliferação do vírus no Brasil”, frisa.

Responder