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Publicado em 30/12/2022 - 7:16 am em | 0 comentários

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Pneus adequados influenciam (e muito) na economia de combustível

Menos gasto na hora de abastecer

Pneus adequados influenciam (e muito) na economia de combustível

Características como tamanho, tipo de roda, pressão do ar e material podem ser importantes aliados na hora de economizar o combustível do seu carro. Com a alta dos preços, a busca para querer economizar no dia a dia com o carro é maior. Para isso, é importante atentar a diversos fatores e, entre os equipamentos que se deve ficar de olho, estão os pneus. Muita gente não sabe, mas, eles são fatores determinantes para poupar dinheiro na hora de abastecer. Bruno Poljokan, CRO da Kovi, elenca algumas dicas que podem ajudar a escolher o melhor tipo de pneu para aumentar a performance do veículo e, consequentemente, economizar.

Tamanho do pneu. A primeira característica a analisar em um pneu é o tamanho, pois quanto maior, mais pesado ele será e com isso faz com que o motor do carro tenha que se esforçar mais para mover o veículo, resultando na maior queima de combustível. Portanto, se esteticamente eles possam parecer bonitos a preferência por pneus maiores pode causar um consumo mais acentuado.

Tipos de roda. A roda é o conjunto do aro com o pneu e um dos pontos de atenção para quem busca economia. Caso trabalhe, por exemplo, com o carro para o transporte de materiais pesados, deve-se prestar atenção para que a nova roda não exija pneus que tenham uma parede lateral mais curta, fator que diminuirá sua capacidade de carga. Por isso, invista em um pacote de rodas e pneus que permita um consumo menor para o veículo, sem comprometer sua performance. Caso queira personalizar as rodas do carro, escolha uma de liga leve em vez de rodas de aço, pois as rodas de liga leve são menos pesadas e ajudam o motor a economizar esforço e combustível.

Resistência ao rolamento. Um dos mais importantes fatores sobre o pneu que ajuda nessa economia é a resistência ao rolamento. Ela é a força que se opõe ao movimento do veículo, o que significa que quanto maior a resistência, mais força o motor terá que fazer para viabilizar o giro do pneu, por consequência, aumentando o seu consumo diário. Dessa forma, para conseguir encontrar carros econômicos, é preciso estar atento ao nível de resistência de rolamento do pneu, pois isso se diferencia muito de uma montadora para outra.

Tipo de material. O tipo de material do pneu é outra característica que pode pesar no consumo de combustível, pelo impacto que ele também tem no motor. Alguns materiais oferecem uma resistência de rolamento menor que outros. O mais recomendado é investir em pneus que tenham maior resistência à geração de calor e à deflexão, que é o desvio da posição natural. Assim, o veículo poderá oferecer um desempenho melhor em termos de eficiência de combustível.

Pressão do ar. Manter a calibragem adequada é outro ponto de atenção aqui. Caso o pneu esteja com uma pressão interna inferior ao valor ideal, o motor terá que se esforçar mais para conseguir funcionar, gerando uma maior queima de combustível. Por isso, é fundamental que a cada 15 dias seja feita a verificação da calibragem do pneu e a pressão. Siga sempre as recomendações do fabricante do seu automóvel, que costumam estar especificadas na porta do veículo ou no manual do proprietário.

Alinhamento e equilíbrio. Garantir que as rodas de um veículo estejam adequadamente equilibradas e alinhadas também é fundamental na hora de buscar por carros econômicos. Com a manutenção das rodas na posição adequada é possível assegurar que os pneus vão conseguir rodar com mais liberdade, garantindo um consumo menor de combustível.

Banda de rodagem. A banda de rodagem é o componente do pneu que fica diretamente em contato com o solo e é responsável pela aderência e estabilidade da peça, garantindo segurança durante a condução. Para dirigir em zonas urbanas e pavimentadas, o ideal é optar por pneus com sulcos, aqueles “riscos” no pneu que apresentem uma profundidade menor. Dessa forma, a facilidade de rolagem aumenta, o que reduz a sobrecarga do motor. Já para quem transita pelas estradas rurais, a dica é escolher pneus que ofereçam uma aderência maior ao solo.

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