Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 14/02/2020 - 7:17 am em | 0 comentários

Marcelo Martins/Secom-PMS

Passarela do Samba Dráuzio da Cruz recebe os desfiles de Carnaval em Santos

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas em cada dia

Passarela do Samba Dráuzio da Cruz recebe os desfiles de Carnaval em Santos

Os desfiles das 17 agremiações que participam do carnaval santista acontecem hoje e amanhã na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Cerca de 10 mil pessoas são esperadas em cada um dos dois dias de desfiles, sempre a partir das 18 horas.

Ao todo, são sete arquibancadas – posicionadas nos dois lados da passarela – para acomodar o público durante os desfiles. A segurança, a cargo da Polícia Militar, terá reforço de 100 guardas civis municipais por noite. A GCM disponibilizará ainda seis viaturas, duas motos e um drone para reforço da segurança.

O trânsito e transporte também terão esquema especial. O local do evento contará com 10 lanchonetes administradas por entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade. Participarão a ONG Sem Fronteiras, Casa da Vó Benedita, Albergue Noturno, Associação Filantrópica Católica Ortodoxa Creche São Jorge, Instituição de Assistência à Criança Professora Edna Souza, Associação Educacional, Cultural, Esportiva e Recreativa Projeto Tia Egle, Cruzada das Senhoras Católicas, Cactos – Centro de Apoio e Recuperação de Dependentes de Drogas, Nurex e Associação Expressão de Vida.

No verso do ingresso, estão especificados os itens de acesso proibidos no sambódromo: recipientes de vidro, garrafas plásticas e latas de qualquer natureza e tamanho; coolers, isopores e caixas térmicas; guarda-chuvas grandes com ponta; presilhas de metal para cabelo; substâncias tóxicas e fogos de artifício ou artefatos.

Não será permitida, ainda, a entrada de pessoas com papel em rolo de qualquer espécie, jornais e revistas; balões em geral; capacetes; armas de fogo e branca de qualquer tipo e espécie, além de materiais ou objetos que possam causar ferimentos.

A Secretaria de Saúde disponibilizará sete ambulâncias e 23 profissionais entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. Haverá posto médico instalado no local.

Durante a semana agentes de controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde vistoriaram o sambódromo e o entorno para localizar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Além da passarela Dráuzio da Cruz, os agentes vistoriaram todo o Centro Cultural da Zona Noroeste, as escolas municipais Padre Leonardo Nunes, Anízio Bento e Samuel Augusto Leão de Moura; um supermercado e dois edifícios residenciais (um no lado Castelo e outro no lado Areia Branca). Foram eliminados três focos com larvas, além da aplicação de larvicida em potenciais criadouros.

“O trabalho dos agentes no local ainda continua após os desfiles. Na segunda-feira, a equipe retorna para a vistoria pós-Carnaval, para eliminar eventuais situações criadas durante a folia e que possam favorecer a proliferação do Aedes aegypti”, enfatiza Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

Esta é a ordem dos desfiles:

Hoje, as escolas Unidos da Baixada (escola de samba convidada); Bandeirantes do Saboó, Império da Vila, Imperatriz Alvinegra, Unidos da Zona Noroeste, pelo grupo 1. Na sequência, Sangue Jovem, Padre Paulo e Brasil, pelo grupo de acesso.

Amanhã, desfilam Dragões do Castelo (convidada) e Mãos Entrelaçadas, Real Mocidade, Unidos dos Morros, União Imperial, Amazonense, Mocidade Dependente, X9 e Vila Mathias, pelo grupo especial.

A apuração das campeãs do carnaval será na terça-feira 18, a partir das 12 horas, no Teatro Municipal Braz Cubas, na Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

Responder