Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 12/08/2019 - 7:56 am em | 0 comentários

Divulgação

Mar não está para lixo

“O mar não está pra lixo”: ação do Instituto Supereco

Mar não está para lixo

Nelson Tucci

Facilitando a vida do homem desde os primórdios, com abundância em alimentos, reprocessamento do ar e extraordinárias vias de navegação, os oceanos têm sido (absurdamente) maltratados por este mesmo homem. Atualmente, estima-se que cerca de 6 milhões de toneladas de lixo são depositadas anualmente nos oceanos, fato que ganhou notoriedade no Brasil nos últimos meses, devido à Política Nacional de Combate ao Lixo no Mar e à lei que proíbe a produção de canudos plásticos, responsáveis por grandes índices de mortandade de espécies marinhas. Se nada for feito para reverter este quadro, acredita-se que até 2050 o mar poderá ter mais lixo do que peixes, de acordo com estudos mundiais sobre a poluição marinha por todos os tipos de resíduos, especialmente plásticos.

Justamente para auxiliar na redução deste quadro na região do litoral norte paulista, o programa “O mar não está pra lixo”, uma das ações do projeto “Tecendo as Águas”, do Instituto Supereco, trabalha com oficinas e abordagens educativas de pescadores e da população local de São Sebastião, para a sensibilização quanto à quantidade de lixo na região, que poderá ir para o mar, especialmente deixada nos píeres de saída da região costeira e produzida nas embarcações de pesca, náutica e lazer.

O programa conta com a parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, APA Marinha, Instituto Educa Brasil e Operação Praia Limpa e foi integrado ao Projeto Tecendo as Águas, que tem o patrocínio da Petrobras. A agenda voltada aos oceanos e à sustentabilidade das regiões litorâneas é a grande bandeira do Instituto Supereco, que em 2019 completa 25 anos de atuação no Brasil.

Veículos & Negócios aguarda a liberação do protótipo para fazer o teste.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder