Edição 314Março 2021
Domingo, 18 De Abril De 2021
Editorias

Publicado em 12/04/2021 - 6:57 am em | 0 comentários

Divulgação

Montadoras têm desempenho esperado

Emplacamentos em março fecharam com alta de 8,26%

Montadoras têm desempenho esperado

Nelson Tucci

O desempenho do mercado brasileiro de automóveis no primeiro trimestre de 2021 está em linha com as projeções feitas pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No primeiro trimestre do ano foram vendidos no país 527,9 mil unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, representando queda de 5,4% sobre o mesmo período de 2020, quando a pandemia afetou duramente o mercado a partir da segunda quinzena de março.

Este ano, apesar da sensível piora nos índices de contágio e mortes pela Covid-19, com …

Leia Mais

Publicado em 5/04/2021 - 7:01 am em | 0 comentários

Divulgação

Novo Código de Trânsito

Lei nº 14.071 passa a vigorar a partir do próximo dia 12

Novo Código de Trânsito

Nelson Tucci

Aprovada em outubro passado, a Lei nº 14.071, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passa a vigorar a partir do próximo dia 12. Assim como os motoristas, os motociclistas devem estar ligados. A seguir, as principais regras para motos:

1. A viseira é um item de segurança obrigatório nos capacetes dos motociclistas. Com a nova regra, a condução com capacete sem viseira/óculos de proteção ou com viseira/óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran será infração média, sujeita a multa de R$ …

Leia Mais

Publicado em 29/03/2021 - 7:01 am em | 0 comentários

Divulgação

Parada em cadeia

Puxada pela Volkswagen, decisão ganha outros adeptos

Parada em cadeia

Nelson Tucci

A situação calamitosa da pandemia levou as montadoras de automóveis a promover paralisação das atividades. Além dos riscos de contaminação de seus empregados e colaboradores, o segmento enfrenta o desabastecimento de componentes (leia reportagem especial na edição de março do jornal Perspectiva em www.jornalperspectiva.com.br). Enfim, tudo convergiu para esta tomada de decisão, puxada pela Volkswagen e que ganha outros adeptos, sendo a Honda a mais recente, projetando o famigerado efeito dominó…

A japonesa Honda anunciou na última sexta-feira a parada de suas linhas de produção …

Leia Mais

Publicado em 8/03/2021 - 6:58 am em | 0 comentários

Divulgação

Montadoras cobram vacinas

Vacinação e programa de renovação de frota dos caminhões

Montadoras cobram vacinas

Nelson Tucci

De olho em seu negócio e na economia do país, como um todo, as montadoras de automóveis, por meio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), cobraram uma ação governamental para que toda a população esteja vacinada até o mês de setembro deste ano. Luiz Carlos Moraes apoia a iniciativa da empresária Luiza Trajano de mobilizar a sociedade civil para que ocorra a vacinação em massa.

“É preciso que os governos federal, estaduais e os municipais atuem de forma coordenada e não fiquem com …

Leia Mais

Publicado em 1/03/2021 - 7:00 am em | 0 comentários

Divulgação

Honda dá show em valorização

Mais uma vez os modelos da montadora se destacam

Honda dá show em valorização

Nelson Tucci

Com apenas 4,6% de depreciação em um ano, a Honda CG 160 foi a moto melhor avaliada na 5ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Motos, da Agência AutoInforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação. A montadora também venceu nas categorias Crossover com a CB 500X, Motoneta com a BIZ 110i/125i, Scooter até 200 cc com a PCX 150 e na categoria Sport acima de 800 cc com a CBR 1000 RR Fireblade. A Honda venceu em cinco categorias e foi a empresa …

Leia Mais

Publicado em 22/02/2021 - 7:00 am em | 0 comentários

Divulgação

Ford suspende demissões

Prazo de 90 dias para negociações entre montadora e trabalhadores

Ford suspende demissões

Nelson Tucci

A Ford do Brasil aceitou suspender as demissões nas unidades de Taubaté/SP e Camaçari/BA, após audiência de conciliação na Justiça do Trabalho. Com o acordo, as atividades estarão sendo retomadas nesta segunda-feira, 22.

Foi estipulado um prazo de 90 dias para negociações entre montadora e trabalhadores e até lá a produção será retomada e os salários e demais benefícios mantidos pela empresa.

Espera-se que as negociações envolvam também a matriz, nos Estados Unidos. Lembrando que o anúncio do fechamento das fábricas da Ford no Brasil ocorreu …

Leia Mais

Publicado em 15/02/2021 - 7:01 am em | 0 comentários

Divulgação

VWCO comemora 40 anos

Modelos 11.130 e 13.130 foram os primeiros caminhões

VWCO comemora 40 anos

Nelson Tucci

A Volkswagen Caminhões e Ônibus abre as festividades de celebração pelos seus 40 anos de existência. Em fevereiro de 1981, o Brasil e o mundo conheceram a até então inédita Volkswagen Caminhões, marca que vem fazendo história com a produção de caminhões e ônibus sob medida para os clientes. Para seguir nessa trajetória, a empresa, em seu 40º aniversário, inicia um ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões entre os anos de 2021 e 2025, o sexto e maior período consecutivo de aportes no país. Em …

Leia Mais

Publicado em 8/02/2021 - 7:01 am em | 0 comentários

Divulgação

Anfavea rebate favorecimento

Desoneração fiscal para o setor automotivo foi de 8%!

Anfavea rebate favorecimento

Nelson Tucci

Que as montadoras de veículos automotores recebem afagos do governo não é novidade para ninguém. Mas, recentemente, com a saída da Ford do país, o tema veio forte à discussão. Afinal, esse setor da economia tem dado as devidas contrapartidas ao Brasil ou só quer benesses e mimimi?

Na última quinta-feira o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, aproveitou a coletiva mensal junto aos jornalistas especializados e sentou a pua (como era o grito de guerra da Aviação de …

Leia Mais

Publicado em 1/02/2021 - 7:02 am em | 0 comentários

Divulgação

Vai ter greve?

Grupos menores têm se mobilizado, mas estão espargidos

Vai ter greve?

Nelson Tucci

Neste dia 1º de fevereiro o país acorda com uma interrogação: afinal, vai ter greve de caminhoneiro ou não? Diferentemente de 2018, as grandes transportadoras e os profissionais ligados ao agronegócio não devem aderir ao movimento. Grupos menores têm se mobilizado, mas estão espargidos. A julgar pela falação geral, alguma paralisação deverá ocorrer, mas em que nível ainda é cedo para saber.

A CNT emitiu o seguinte comunicado: “A Confederação Nacional do Transporte (CNT), por intermédio do seu presidente, Vander Costa, vem a público informar que …

Leia Mais

Publicado em 25/01/2021 - 7:01 am em | 0 comentários

Divulgação

Stellantis garante fábricas

Plantas no Brasil e na Argentina têm projetos de investimentos

Stellantis garante fábricas

Nelson Tucci

Consolidada a criação da Stellantis, empresa nascida da fusão da FCA e PSA, o CEO global Carlos Tavares garantiu que irá administrar a capacidade ociosa de algumas das fábricas da corporação no Brasil e na Argentina sem fechar plantas na região. Ao menos por enquanto é esta a diretriz. O país ainda sofre o trauma do anúncio da Ford, que partiu rumo aos pampas argentinos e largou pelo menos 5.000 desempregados no Brasil.

Completando 20 anos no país, as francesas Peugeot e Citroen têm capacidade ociosa …

Leia Mais

Publicado em 18/01/2021 - 7:00 am em | 0 comentários

Divulgação

Protesto contra o ICMS

Salto de 207% nas negociações de automóveis usados!

Protesto contra o ICMS

Nelson Tucci

Desde a última sexta, 15, existe aumento do ICMS no estado de São Paulo. Para os automóveis, por exemplo, houve um salto de 207% na cobrança do tributo nas negociações de usados, com majoração da alíquota de 1,8% para 5,3%, e de 12% para 13,3% no caso de modelos zero km. Em abril a tributação cairá a 3,9% para os usados e se elevará a 14,5% para novos.

Entidades que reúnem fabricantes e distribuidores de veículos se uniram para protestar e pressionar o governo paulista contra …

Leia Mais

Publicado em 11/01/2021 - 7:00 am em | 0 comentários

Divulgação

Montadoras projetam recuperação

Pandemia interrompeu ciclo de três anos de recuperação

Montadoras projetam recuperação

Nelson Tucci

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os números do fechamento de 2020, fortemente impactados pela pandemia que interrompeu ciclo de três anos de recuperação após a crise de 2015/2016. No ranking mundial, o Brasil deverá aparecer (após a consolidação internacional) em 6º no item licenciamento e em 9º na produção, disputando pau a pau com a França. Para este ano, a associação das montadoras prevê crescimento de 25% na produção (atingindo 2,5 milhões de veículos).

O recém-encerrado mês de dezembro foi o …

Leia Mais

Publicado em 4/01/2021 - 7:02 am em | 0 comentários

Divulgação

Detran antecipa licenças

Motorista tem a opção do calendário de licenciamento anual

Detran antecipa licenças

Nelson Tucci

O Detran de São Paulo informa que a partir de hoje, 4, os motoristas já podem realizar o licenciamento antecipado de 2021, caso queiram fazê-lo com desconto. A providência é para todos os veículos, independentemente do final de placa, e ficará disponível até 31 de março.

O serviço é para facilitar o pagamento do licenciamento junto com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), que poderá ser quitado em cota única, com desconto, ou parcelado, conforme vencimento definido pela secretaria de estado da Fazenda e …

Leia Mais

Publicado em 28/12/2020 - 7:01 am em | 0 comentários

Divulgação

Estradas paulistas tranquilas

Por conta do Réveillon o movimento deverá crescer...

Estradas paulistas tranquilas

Nelson Tucci

O Sistema Anchieta-Imigrantes, que faz a ligação da cidade de São Paulo com a Baixada Santista, não apresentou congestionamento em nenhum dos sentidos na véspera de Natal. No final de semana que passou a situação também esteve calma. Por conta do Réveillon, no próximo fim de semana, o movimento deverá crescer. Mas como estaremos ainda na quarentena, não deve ser nada muito exagerado.

Interligando a capital paulista à região de Campinas, o Sistema Anhanguera-Bandeirantes também não apresentou novidades, a exemplo das rodovias Castello Branco e Raposo …

Leia Mais

Publicado em 21/12/2020 - 7:09 am em | 0 comentários

Divulgação

Consumidor quer trocar de carro

Veículo ganhou papel diferenciado na pandemia

Consumidor quer trocar de carro

Nelson Tucci

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Webmotors realizaram pesquisa sobre intenção de compra de veículos para 2021, considerando comparativo com 2020 e o cenário da pandemia de Covid-19. Realizado junto a 2.103 usuários do site Webmotors, de todas as regiões do país, um dos principais resultados do estudo é que 96% dos respondentes têm intenção de comprar e/ou trocar o veículo em 2021, com alta expectativa de realizar o negócio ainda no primeiro semestre do ano.

“A tendência é de otimismo …

Leia Mais

Publicado em 14/12/2020 - 7:40 am em | 0 comentários

Divulgação

O up da VW. Em caminhões!

Fábrica brasileira quer exportar mais

O up da VW. Em caminhões!

Nelson Tucci

Novas tecnologias e maior inserção no mercado internacional. É focando neste binômio que a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou investimentos de R$ 2 bilhões para o período 2021/25, após cinco ciclos anteriores de altos investimentos também (quatro de R$ 1 bilhão e o último, de 2017 a 2020, de R$ 1, 5 bilhão).

De acordo com o presidente da empresa, Roberto Cortes, os recursos serão investidos em novas tecnologias de propulsão sustentáveis, como a eletrificação, além de novos desenvolvimentos para segurança, conectividade e produtividade. A …

Leia Mais

Publicado em 7/12/2020 - 6:40 am em | 0 comentários

Divulgação

Pedágio mais caro

Aumento é baseado no IPCA e deveria ter ocorrido em julho

Pedágio mais caro

Nelson Tucci

Passadas as eleições, surgem novidades para a população. Uma delas, por coincidência contratual, é o aumento dos pedágios nas praças paulistas. Quem trafega pelas rodovias Anchieta, Imigrantes, Anhanguera, Bandeirantes, Castelo Branco, Raposo Tavares, Ayrton Senna, Tamoios e, também, pelo Rodoanel, já desembolsa mais alguns reais.

Na praça Santos (km 250 da Cônego Domênico Rangoni) a tarifa subiu para R$ 13. Já na praça São Vicente (km 280 da Padre Manoel da Nóbrega) o preço continua R$ 7,60. Nas demais rodovias a tarifa está pouco mais de …

Leia Mais

Publicado em 30/11/2020 - 6:54 am em | 0 comentários

Divulgação

Venda de usados também sobe

Foram 929.740 carros comercializados em outubro

Venda de usados também sobe

Nelson Tucci

A venda de carros usados e seminovos cresceu 6,92% no mês de outubro. Foram 929.740 carros comercializados no período, contra as 869.551 unidades de setembro. Quando comparado com o mesmo mês do ano passado, outubro registrou aumento de 5,97% nas vendas.  As informações são da Fenabrave, a Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores.

“Esse impacto aquece todo o setor. Apesar do cenário ainda incerto devido a pandemia, a previsão é que os números se mantenham positivos, já que esse nicho do mercado acelerou a digitalização …

Leia Mais

Publicado em 16/11/2020 - 7:08 am em | 0 comentários

Divulgação

Portos buscam mais eficiência

Representantes do Santos Port Authority visitaram porto de Antonina

Portos buscam mais eficiência

Nelson Tucci

O porto de Santos uma vez mais é o principal assunto quando se trata de modal de transporte. Nesta segunda, 16, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, será recebido no principal porto brasileiro para assinar dois contratos de terminais leiloados, em agosto. Já no último dia 10 diretores da Autoridade Portuária de Santos estiveram visitando o porto de Antonina, no Paraná, para debater o incentivo à cabotagem, criando novas rotas e permitindo a redução de custos na navegação.

INFRA – O ministro da Infraestrutura …

Leia Mais

Publicado em 9/11/2020 - 7:11 am em | 0 comentários

Divulgação

Porto, máquinas e barcos animam

Porto de Santos registra mais 10,2% na movimentação de cargas

Porto, máquinas e barcos animam

Nelson Tucci

O setor de máquinas agrícolas e rodoviárias saiu-se bem na última foto. As vendas mostraram crescimento de 1,6% no acumulado do ano (jan/out) e a produção subiu 9%, quando comparado o volume de outubro com o mês anterior (setembro). No universo aquático, é registrada demanda maior por embarcações seminovas e por peças de reposição. Já o porto de Santos – maior do país – apresentou crescimento de 10,2% na movimentação de cargas durante o mês de setembro (consolidado), em relação a igual período de 2019.

Leia

Leia Mais