Edição 351Abril 2024
Sábado, 18 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 10/07/2023 - 6:30 am em | 0 comentários

Divulgação

Kombi. Ela voltou sacudindo

Lançamento do modelo elétrico teve lote de 70 unidades no país

Kombi. Ela voltou sacudindo

Nelson Tucci

De 1957 a 2013 a Volkswagen do Brasil produziu 1,5 milhão de unidades da Kombi, utilitário de retumbante sucesso. Seu lançamento marcou também o início da indústria automotiva no Brasil e de outros segmentos, como o polo industrial de Cubatão, a 48 quilômetros, em direção à Serra do Mar.

Nessa época a segurança não era item fundamental em setor nenhum. Pois o polo teve de se modernizar e cuidar de suas emissões, já que a serra começou a despencar com a chuva ácida (produzida pela poluição industrial, que matou parte da vegetação e, com as chuvas, a terra descia) e a parar de poluir rios e solo da região, 20 e tantos anos depois.

Inspirada em um desenho simples “de uma caixa de sapatos”, como mostrava um antiquíssimo comercial, a Kombi tinha em espaço o que faltava em segurança. Em dezembro de 2013 parou a fabricação porque o modelo não comportava freios ABS e air bag duplo.

RENOVAÇÃO – Renovado, este utilitário se juntará ao ID.4 no portfólio de modelos 100% elétricos no Brasil, conectando-o à estratégia global da marca Volkswagen.

O novo modelo, ID Buzz, tem design inspirado na primeira geração da Kombi, a T1, agora sendo construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo VW. É a primeira plataforma escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos, diz a montadora.

Equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, e que movimenta o eixo traseiro, oferece potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), de 11 kW.

Marcando os 70 anos da VW no Brasil, a Kombi elétrica, como já vem sendo chamada, protagonizou um comercial, construído com Inteligência Artificial, em que coloca a cantora Elis Regina (morta em 1982) pilotando o modelo antigo ao lado da filha, também cantora, Maria Rita, no modelo elétrico, em dueto, com a música “Como nossos pais”. Este comercial bombou, “quebrando a internet”, tamanho o número de acessos. Agora vamos esperar a performance das vendas.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder