Edição 351Abril 2024
Sexta, 03 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 13/11/2023 - 6:30 am em | 0 comentários

Divulgação

Importações crescem; produção recua

México assume posição de maior parceiro do Brasil no setor

Importações crescem; produção recua

Nelson Tucci

O mercado interno cresceu 10,2% em julho, as exportações 14% e os estoques ficaram estáveis, mas a produção não acompanhou esse movimento, apontando retração de 4,4%. Esse é o quadro automotivo do Brasil, pintado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

E enquanto a Argentina assiste ao desenrolar de sua crise interna – com o pleito eleitoral ainda indefinido e economia desorganizada –, o México faz as honras da casa e assume a posição de maior parceiro do Brasil no setor. De janeiro a outubro, os embarques brasileiros para esse país norteamericano aumentaram 66%, com 117,5 mil unidades embarcadas, considerando inclusive caminhões e ônibus, que isoladamente avançaram 90%.

Já a produção nacional em outubro foi de 199,8 mil autoveículos, o que significa 4,4% a menos que em setembro. No acumulado do ano, a indústria totaliza 1.951 mil unidades, 11 mil a menos que em 2022, registrando queda de 0,6%. As maiores retrações são nos segmentos de caminhões (-37,8%) e ônibus (-35,2%), por conta da elevação dos custos provocada pelas novas tecnologias obrigatórias de controle de emissões, diz a associação das montadoras.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder