Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 5/02/2023 - 7:00 am em | 0 comentários

Divulgação

História de Armenio Mendes será retratada no Carnaval santista

Família Mendes com representantes da Unidos dos Morros

História de Armenio Mendes será retratada no Carnaval santista

Uma história de força de vontade, trabalho, determinação e humildade será o tema do desfile da escola de samba santista Unidos dos Morros, que levará para avenida a vida de Armenio Mendes, fundador do Grupo Mendes e um dos grandes nomes entre os empresários de sucesso da cidade de Santos.

No sábado, 11, o enredo “Desce o Morro, Construindo História: Armenio Mendes, o empreendedor de Sonhos” promete emocionar a Passarela do Samba Dráuzio da Cruz. O objetivo da escola é carnavalizar toda trajetória de Armenio, mostrando a origem humilde e trabalhadora que se iniciou ainda em Portugal.

Para o carnavalesco Igor Carneiro, além de emocionante, o desfile será forte e com uma plástica diferenciada. Para fazer bonito na avenida, a Unidos dos Morros contará com 15 alas, dois carros alegóricos e dois tripés: “A Unidos dos Morros chega para o carnaval muito preparada. Temos um enredo que mexe com o brio do santista, uma bateria incrível e um samba contagiante e aguerrido, além de muita vontade de conquistar o bicampeonato”.

Segundo Carneiro, a homenagem para o empresário é uma vontade antiga da Unidos, que possui tradição em honrar personalidades da cidade de Santos. Por esse motivo a escola os desafios de transformar uma grande história em um enredo. “Obviamente que a espinha dorsal de um desfile não tem tanto espaço pra você evidenciar tudo que fez parte da vida do homenageado. Então a gente pinça alguns aspectos principais da vida dele e transforma em poesia”, conta o carnavalesco.

A Unidos entra na avenida exaltando as características mais importante do empresário, como a família, o talento e o trabalho, mas não deixa de fora os passatempos e curiosidades, como a coleção de canetas e relógios.

Faltando pouco tempo para ver o resultado de tanto trabalho, Carneiro assume que existe uma certa pressão, entretanto, brinca que a pressão de tornar a Unidos bicampeã é um pouco mais saborosa.

E se de um lado o objetivo é emocionar, do outro, o objetivo é representar quem fez a história ser escrita. Para Paulo Mendes, diretor do Grupo Mendes e filho de Armenio, o desfile vai ficar marcado para sempre na memória e na história de Santos: “A ansiedade para o desfile aumenta a cada dia, e sabemos que a Unidos vai fazer uma festa linda e muito emocionante na avenida”.

A Unidos dos Morros é a segunda escola do grupo especial a desfilar no sábado 11. O início do desfile está programado para meia noite. Além dos integrantes tradicionais da escola, diversos funcionários do Grupo Mendes também integrarão as alas.

O empresário Armenio Mendes nasceu em Portugal e chegou ao Brasil pelo Porto de Santos em 1963. Com pouco dinheiro e muitos sonhos, tinha na bagagem suas ferramentas de marcenaria.

Morou os primeiros anos com o tio em Vicente de Carvalho e o primeiro emprego que conseguiu foi como estaleiro naval da família Stipanisch. O próprio negócio surgiu anos depois, uma bicicletaria 24h.

Em 1974 abriu a construtora Miramar. Foi nesse momento o início do Grupo Mendes, que atua em três frentes: malls, incorporações e serviços, focando o litoral paulista como ponto dos investimentos.

Armenio morreu no dia 13 de outubro de 2017, enquanto estava internado no Hospital Albert Einstein tratando um câncer.

Esta é a letra do samba-enredo “Desce o Morro Construindo História: Armenio Mendes – O Empreendedor de Sonhos”

A vida… esculpida em poesia

Em belos Campos se inspira

Um gajo que vem lá de além mar

Que traz no sangue a essência, herança

A garra da Terra Natal

Coragem e perseverança em seu ideal

Na fé, na força do Santo guerreiro

Segue sua trajetória

Junto à Nossa Senhora sempre a lhe abençoar

Nossa Senhora sempre a lhe abençoar

E nas adversidades… Venceu

Na Terra da caridade… Empreendeu

Gira a roda do progresso

Da praia mira o mar

Acerta o alvo do sucesso…Edificar

Santos amada querida

Desperta a luta de um sonhador

Em laços a diplomacia unidos de amor

Na obra da vida, escritura que não se apagou

Descendo o morro

Lembranças, saudades

Nos quatro cantos da cidade a sua marca, sua mão

Marias do seu coração

Família o seu bem maior

Eternizado em nosso pavilhão

É de arrepiar… Emocionar

Poder voltar a sambar novamente

Chegou o Morro cantando contente

Exaltando Armenio Mendes

Responder