Edição 351Abril 2024
Domingo, 05 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 24/10/2022 - 6:30 am em | 0 comentários

Divulgação

Exemplar reciclagem de pneus

Parceria recolhe 105 toneladas em três meses

Exemplar reciclagem de pneus

Nelson Tucci

A Amazônia precisa ser levada a sério. A Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem de Pneus Inservíveis (Abrerpi) em parceria com a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) decidiram botar a mão na massa e retirar de Manaus/AM nada menos que 60 toneladas de pneus inservíveis, em operação exemplar a outros setores.

A carga rodou mais de 4 mil km e chegou para reciclagem na quinta-feira passada, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. Trata-se da segunda carga de pneus velhos retirados de Manaus para reciclagem no Paraná.

Em julho deste ano, três contêineres com 45 toneladas de pneus foram reciclados. Agora com mais quatro contêineres (60 toneladas) são 105 toneladas de pneus que estavam jogados nas ruas de Manaus e na periferia (área de Floresta Amazônica, é bom que se diga) que têm uma destinação adequada. Tudo viabilizado pelo programa “Brasil Rodando Limpo”, da Abrerpi. A iniciativa, ousada, pretende varrer o país de ponta a ponta recolhendo e destinando pneus usados.

É preciso encontrar soluções regionais

Esse programa iniciado em Manaus procura mobilizar Poder Público e sociedade para ajudar a encontrar uma solução definitiva para as regiões que ainda não dispõem de uma indústria de reciclagem nas proximidades, como a Amazônica.

De acordo com a Abrerpi, a reciclagem de pneumáticos é uma atividade de alto custo, de forma que longas distâncias entre os pontos de coleta e de destinação final inviabilizam a operação. Em regiões onde não existem cimenteiras que consomem a maior parte da produção das recicladoras, segundo a Abrerpi, a alternativa é criar incentivos fiscais para a atividade e leis que obriguem a utilização do asfalto-borracha em obras públicas.

Esta segunda fase da operação em Manaus foi subsidiada pelas empresas GF Pneus, GP Imports, Yaro Pneus e Grupo Cantu Store, todas associadas à Abidip, que já cumprem suas obrigações legais junto ao Ibama e ainda mantém programas permanentes de responsabilidade ambiental.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.brVeículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder