Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 10/02/2023 - 6:57 am em | 0 comentários

Divulgação

Escolas de samba do Carnaval santista brilham na passarela Dráuzio da Cruz

Agremiações dos grupos de acesso e especial

Escolas de samba do Carnaval santista brilham na passarela Dráuzio da Cruz

Tudo preparado para os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Santos, que acontecerão hoje e amanhã, na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Hoje, após apresentação de escolas que lutam pelo acesso (Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias), desfilam estas agremiações do grupo especial.

Brasil. O resgate dos antigos carnavais e de suas glórias em desfiles será mostrado pela Brasil com o enredo “Meu nome é Brasil, meu sobrenome é vitória. Delirei, afinal é Carnaval!”, escolhido para homenagear, além de suas vitórias, os baluartes que a escola perdeu ao longo dos últimos anos. De volta ao grupo especial, a Campeoníssima abrirá os desfiles de hoje.

Mocidade Amazonense. Da Pérola do Atlântico, Guarujá, vem a Mocidade Amazonense, que celebrará, primeira noite de desfile das Escolas de Samba no Santos Carnaval 2023, as suas cinco décadas com o enredo “Mocidade Amazonense, 50 anos de Uma História de Amor e Tradição”.

X-9. Com 19 títulos conquistados no Carnaval santista, a pioneira X-9 terá muitas possibilidades para explorar o enredo “Eu andarei vestido e armado com suas armas. Salve, Jorge”. Assinado pelo carnavalesco Amauri Santos, o tema deste ano apresentará muitas cores e história em 17 alas e 1.100 componentes.

Mãos Entrelaçadas. Escola do Bairro Rádio Clube, na Zona Noroeste, a Mãos Entrelaçadas convida o público a embarcar em “Uma Viagem Encantada pelo Brasil”. Oitava agremiação da primeira noite de desfiles, a escola vem para mostrar um pouco da rica cultura nacional sob o prisma da literatura e dos grandes festejos que ocorrem pelo país.

Amanhã, as primeiras escolas na passarela do samba serão do grupo de acesso, Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra, seguidas das agremiações do grupo especial, iniciando com Sangue Jovem. Pela ordem:

Unidos dos Morros. Atual campeã do carnaval santista, a Unidos dos Morros presta homenagem ao empresário Armênio Mendes com o enredo “Desce o morro construindo história: Armênio Mendes, o empreendedor de sonhos”. Armênio nasceu em 1944, na Vila de Chão de Couce, em Portugal e chegou a Santos em 1963. Ergueu seu primeiro prédio em Santos na Rua Ricardo Pinto. Em 1975, fundou a Miramar Construtora, a primeira empresa do Grupo Mendes. Morreu em 2016.

Real Mocidade. A fé, cultura e toda a diversidade de um povo que acolhe os diversos conhecimentos será tema do desfile da Real Mocidade no enredo “Crônica Caiçara: um porto de fé, esperança e progresso”. A escola promete retratar os costumes, progresso e religiosidade dos povos do mar unidos ao desenvolvimento de Santos. Na última seção, a Real Mocidade homenageia Iemanjá e toda fé que vem das águas.

Mocidade Independência. Com o enredo “Chico Anysio… A Arte de Fazer Sorrir”, a agremiação do Jardim Casqueiro, em Cubatão, presta homenagem ao homem que fez o Brasil rir por mais de 60 anos de carreira e que criou cerca de 200 personagens. Nascido em Maranguape (Ceará), em 1931, Chico foi ator, radialista, produtor, locutor, roteirista, escritor, dublador, apresentador, compositor e pintor.

União Imperial. O enredo “Se Avexe não! O Marapé é Cabra da Peste, no Meu Carnaval Made In Nordeste”, da União Imperial, homenageia o território nordestino e toda sua diversidade de pessoas e o entusiasmo com o qual exaltam a rica e plural cultura. A escola encerra a segunda noite de desfiles.

Responder