Edição 351Abril 2024
Sábado, 18 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 16/05/2023 - 7:06 am em | 0 comentários

Raphael Criscuolo/Divulgação

Encontros gastronômicos resgatam memórias afetivas de chefs refugiados

Evodie Mwepu, do Congo: Sabores e Lembranças

Encontros gastronômicos resgatam memórias afetivas de chefs refugiados

De sexta-feira a domingo, o Instituto Adus, que atua na integração de refugiados na sociedade brasileira, promove a segunda edição dos encontros gastronômicos Sabores e Lembranças. A iniciativa, gratuita e aberta ao público, contará com a participação de 10 chefs refugiados do Afeganistão, Angola, Colômbia, Congo, Marrocos, Nigéria, Togo, Uganda, Venezuela e Síria.

Assim como na primeira edição, realizada em novembro de 2022, o principal objetivo dos encontros é dar visibilidade ao trabalho de refugiados que têm na gastronomia uma fonte importante de renda, seja ela primária ou secundária, e que precisam dela para se reconstruir e tocar suas vidas no Brasil, com independência e autonomia.

“O projeto Sabores e Lembranças nos dá a oportunidade de conhecer histórias muito tocantes de pessoas que deixaram seus países e que carregam uma bagagem riquíssima de memórias afetivas vindas da relação entre a gastronomia e suas próprias vidas”, explica Marcelo Haydu, diretor do Instituto Adus.

A edição deste ano do Sabores e Lembranças tem realização do Ministério da Cultura, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio das empresas parceiras do Instituto Adus: John Deere e Pinheiro Neto Advogados.

Durante os encontros os chefs têm a missão de apresentar dois pratos, um doce e um salgado, preparados com ingredientes típicos de seus respectivos países. Cada receita fará parte de um livro. Na primeira edição participaram quatro imigrantes acolhidos pelo instituto, que prepararam suas receitas com apoio de chefs brasileiros renomados. A próxima edição, referente aos encontros deste ano, será lançada em junho.

Os encontros gastronômicos acontecem no Estúdio Erê, na Rua Tanabi, 235, Barra Funda, na capital paulista, em dois horários: às 12 e às 18 horas. As inscrições devem ser feitas previamente em www.adus.org.br, com 30 vagas por encontro. Sexta-feira: 12 horas – Salsabil Matouk (Síria), 18 horas – Abdellatif Elmekaoui (Marrocos). Sábado: 12 horas – Aimée Agbadohu (Togo), 18 horas – Rosalva Cardona de Silva e Lester Rafael Silva Garcia (Venezuela). Domingo: 12 horas – Evergreen Okolo (Nigéria), 18 horas – Sara Braz (Angola).

Responder