Edição 294Julho 2019
Quinta, 22 De Agosto De 2019
Editorias

Publicado em 22/07/2019 - 9:18 am em | 0 comentários

Tony Borges/PMF

Elétricos x movidos a combustível

Alternativa sustentável aos quadriciclos em Florianópolis

Elétricos x movidos a combustível

Nelson Tucci

Nos dias 5 e 6 deste mês a frota da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) ganhou um importante reforço para a ronda na região da Praça XV de Novembro, no centro da capital catarinense. Silencioso e com zero emissão de gases poluentes, o veículo elétrico Li DR, fabricado pela startup Mobilis, atraiu olhares e se mostrou eficaz durante o período em que foi integrado à frota da corporação.

O teste, alinhado com apoio do programa “Living Lab” mostrou na prática que os veículos elétricos são uma alternativa sustentável aos quadriciclos movidos a combustível – atualmente usados nas rotinas operacionais da Guarda. Erico dos Reis, diretor comercial da Mobilis, falou sobre a experiência: “O teste deixou claro que veículos elétricos podem desempenhar com eficiência as atividades que envolvem a mobilidade dos agentes da GMF, com autonomia, baixíssimos ruídos e impactos reduzidos ao meio ambiente”.

A Mobilis fez um estudo para estimar os benefícios caso a Guarda Municipal de Florianópolis substituísse totalmente os quadriciclos pelos veículos elétricos, de 450 kg e com motor de 10 cv, podendo atingir autonomia de 100 km com bateria de 6,1 kWh. Os índices, abaixo, referem-se ao comparativo de uso dos veículos durante 30 dias.

. 95% de redução nas emissões de ruído;

. 100% de redução nas emissões diretas de poluentes;

. 98% de redução nas emissões indiretas (eletricidade versus combustível);

. 80% de redução no gasto de combustível (gasolina versus eletricidade);

. 70% de redução nas manutenções.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.