Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 23/02/2021 - 6:59 am em | 0 comentários

Divulgação

Credibilidade, conscientização e trabalho sério na defesa do meio ambiente

Ecophalt: promoção do desenvolvimento sustentável

Credibilidade, conscientização e trabalho sério na defesa do meio ambiente

Com sede em Praia Grande, no litoral Sul de São Paulo, a organização não governamental Ecophalt completou ontem oito anos com forte atuação na preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. Embora tenham surgido em períodos diferentes, a organização aniversaria no mesmo dia da criação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), órgão ligado ao ministério do Meio Ambiente. Entretanto, para Syllis Flávia Paes Bezerra, uma das fundadoras e que preside a Ecophalt, o significado é bem mais amplo: “Trata-se do prenúncio de que os objetivos traçados têm algo muito mais forte do que a data de fundação, como, por exemplo, a troca de experiências”.

Preocupada com o bem-estar geral, Syllis busca fortalecer as pessoas com foco na preservação do meio ambiente. “O sucesso da Ecophalt tem muito a ver com o trabalho abnegado daqueles que sempre acreditaram nas missões criadas e abraçadas, tanto que o firme propósito dos envolvidos, em cada ação proposta, torna-se força poderosa e que é utilizada amiúde para que se encontrem as melhores soluções. Afinal, sob orientação eficaz e segura de nossa diretoria, a tendência será assertiva e o reconhecimento externo chega com naturalidade”, comemora a presidente, que cursa Direito com o intuito de advogar prioritariamente nas questões ambientais.

Alicerçados no conceito de que a sabedoria popular não se engana quando ensina que todas as coisas traçadas na mente acabam se manifestando, os integrantes da Ecophalt não param de produzir caminhos sustentáveis em busca de uma vida melhor. Com alegria, e certa ponta de orgulho pelos reconhecimentos do dever cumprido, tanto dentro como fora do país, o vice-presidente da Ecophalt, Luiz Pereira de Brito, lembra alguns dos inúmeros convites que chegam à entidade, oriundos de empresas ligadas ao terceiro setor e à iniciativa privada.

“Dentre os muitos convites, destaco a nossa participação no Fórum Mundial da Água, vários eventos de ponta ligados à compostagem, educação ambiental, chamado para que ministremos palestras sobre variados temas; além de nos tornarmos membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente, de 2016 a 2018, com a incumbência de representar a Região Metropolitana da Baixada Santista”. Luiz acrescenta: “Essa amplitude na atuação da Ecophalt é fundamental porque abre caminho para que coloquemos publicamente nossas posições e know-how à disposição de todos; pois está claro que o verdadeiro papel de uma entidade respeitada, como a nossa, é o de informar para conscientizar e formar”.

Responder