Edição 351Abril 2024
Quinta, 16 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 11/09/2023 - 6:30 am em | 0 comentários

Divulgação

Chineses avançam no Continente

Montadoras de olho no mercado vizinho do Brasil

Chineses avançam no Continente

Nelson Tucci

Vai longe o tempo em que no Brasil tínhamos duas montadoras norte-americanas, uma alemã, uma italiana e uma japonesa (que só fazia utilitários). Com baixa concorrência, os carros eram caros. Hoje são mais de 20, produzindo localmente e importando veículos ou partes. Os carros continuam caros, mas as marcas mais tradicionais estão perdendo mercado – local e exportador. As chinesas, que já conquistam espaço junto ao consumidor brasileiro agora vão mordendo as fatias de mercado que o Brasil tinha junto aos vizinhos. E isto incomoda os mais antigos – e muito. 

“Até 2021, o Brasil era o país que mais exportava para os vizinhos. No ano passado a China tomou a dianteira, com 21,2% de presença, ante 19,4% do Brasil. Precisamos urgentemente aumentar nossa competitividade para exportar, ou perderemos ainda mais terreno em nossos principais destinos, não só para a China, mas para outros países emergentes da Ásia, como Índia, Tailândia e Indonésia”, alertou Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e executivo da FCA/Stellantis há 20 anos.

Em referência aos orientais, tradicionalmente agressivos nos negócios, Lima Leite comentou em coletiva de imprensa que é preciso retomar o Imposto de Importação de 35% para modelos elétricos e híbridos, que têm a China como principal país fornecedor. Somente neste ano já são mais de 30 mil unidades importadas e rodando em solo nacional.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder