Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 9/01/2024 - 7:05 am em | 0 comentários

Divulgação

CasaBloco estreia no pré-carnaval de Olinda, neste final de semana

Cordão do Boitatá: sambas, frevos, afoxés, marchinhas...

CasaBloco estreia no pré-carnaval de Olinda, neste final de semana

A CasaBloco chega à sua 5ª edição inovando e pela primeira vez sairá do Rio de Janeiro para atravessar o país até o Nordeste, promovendo o encontro da folia carioca com a o frevo de Olinda, cidade que abriga um dos principais carnavais do Brasil. No próximo final de semana, 13 e 14, o icônico Centro Cultural Casa Estação da Luz, no Carmo, vai receber o tradicional bloco carioca Cordão do Boitatá, que faz oficina e show, antecipando as comemorações dos seus 18 anos do Baile Multicultural e 28 anos de Cortejo. As cantoras Marina Iris e Mariana Baltar acompanham o bloco nessa etapa de Olinda.

Quem receberá o Boitatá é o maestro do frevo, Spok, que contará com a presença de convidados pernambucanos. Além dos shows, haverá roda de conversa com o carnavalesco Leandro Vieira, da Imperatriz Leopoldinense, escola de samba campeã do Rio de Janeiro em 2023, e exibição do filme “Fevereiros”, de Marcio Debellian, para o público pernambucano.

Bloco fundado em 1996, o Cordão do Boitatá foi criado por estudantes e músicos e é um dos mais importantes blocos da retomada carnavalesca no Rio de Janeiro. Até hoje, atrai milhares de foliões, com seu cortejo pelas ruas do Centro e o palco multicultural na Praça XV, que recebe artistas convidados, além da sua banda e orquestra de sopros. O repertório do show é formado por sambas, frevos, afoxés, sambas reggaes, e pelas marchinhas de carnaval.

Spok é um dos principais maestros do frevo pernambucano e traz arranjos elaborados e raízes firmes. Leva a tradição para o palco, mas não abre mão da liberdade. Seu show vai contar com as participações de Juba e Natasha Falcão.

Após a passagem por Olinda, o evento chega ao Rio de Janeiro para três dias de folia no final do mês, agora em novo endereço, no Museu de Arte Moderna (MAM-RJ), no Parque do Flamengo.

Todo ano Rita Fernandes, idealizadora e diretora geral do projeto, faz uma imersão pelos diversos carnavais do Brasil, visitando cidades de norte a sul e trazendo para o Rio de Janeiro novas histórias, ideias, cores, timbres e tambores. Assim começa a tomar forma a CasaBloco, evento que ela define como “uma experiência carnavalesca única”. E completa: “O Rio é o grande anfitrião de um Brasil plural! Nossa proposta é que o folião embarque em uma imersão carnavalesca única, diferente, completa, passando pelo universo dos blocos, dos maracatus, do samba, da moda, do cinema, da gastronomia, além de oficinas e rodas de conversa”.

“O carnaval de rua do Rio de Janeiro, em sua expressão mais recente, tem muito do espírito do Carnaval de rua de Olinda. É uma alegria receber a Casa Bloco e oferecer esse panorama amplo da folia brasileira”, comemora Natália Reis, gestora e sócia da Casa Estação da Luz.

Criada em 2018, a CasaBloco foi pensada como um lugar para reunir a multiplicidade de manifestações e a diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do carnaval brasileiro. Blocos e artistas de diferentes regiões do país se juntam aos representantes da folia fluminense em uma grande festa que celebra a potência do universo artístico e cultural do carnaval.

“A CasaBloco é um projeto de valorização do carnaval como arte, sendo a mais importante expressão cultural popular do Brasil. Esse país diverso, plural, que se expressa nos diferentes ritmos que marcam o carnaval brasileiro. Esse espaço foi pensado para oferecer a melhor e mais completa experiência carnavalesca em um único lugar, onde o folião pode desfrutar de todas as linguagens que o carnaval contempla”, explica Rita Fernandes.

Programação da CasaBloco em Olinda:

Sábado, a partir das 15 horas, gratuito

15h – Mostra de Carnaval: “Moda é Conexão” com curadoria de Lu Ribeiro

16h – Oficina de música com o bloco carioca Cordão do Boitatá

18h – Roda de conversa “O Enredo e a Contação de Histórias” com o carnavalesco campeão do Rio de Janeiro, Leandro Vieira

19h – Exibição do filme “Fevereiros”, direção de Marcio Debellian

Domingo, a partir das 15 horas, ingressos a partir R$ 40

17h – Baile Multicultural do Cordão do Boitatá com Mariana Baltar e Marina Íris

18h30 – Spok recebe Cordão do Boitatá

19h – Spok recebe Juba e Natasha Falcão

20h – DJ Lala K

Responder