Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 27/01/2021 - 7:07 am em | 0 comentários

Reprodução

Brasil ocupa 107ª posição no ranking mundial de liberdade de imprensa

Ataques a jornalistas e veículos de comunicação

Brasil ocupa 107ª posição no ranking mundial de liberdade de imprensa

A organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras divulgou o ranking mundial de liberdade de imprensa em 2020, que coloca o Brasil na 107ª posição. O trabalho também apura ataques à imprensa feitos por autoridades públicas e aponta que o país registrou 580 ações desse tipo no ano passado. A Federação Nacional da Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) comentou a importância do balanço e lamentou os ataques a jornalistas e veículos de comunicação, ao reiterar que a imprensa é fundamental para manutenção da democracia.

“O direito à informação é básico em qualquer sociedade. O jornalismo é, portanto, um serviço essencial e de interesse público. Defender os veículos de imprensa e os profissionais que nele atuam é um ato necessário, especialmente no contexto atual. Ataques vindos de autoridades públicas são atos deploráveis, especialmente porque a informação e democracia caminham lado a lado”, afirmou o presidente da Fenaert, Guliver Leão. Em relação a 2019, o Brasil caiu duas posições no ranking. Noruega, Finlândia e Dinamarca ocupam as três primeiras posições.

O balanço divulgado pela ONG também apontou que o presidente Jair Bolsonaro e os filhos fizeram, ao todo, 469 ataques a jornalistas e veículos de imprensa em 2020. Segundo o levantamento, atos desse tipo também foram registrados partindo de 11 dos 22 ministros do governo federal.

Responder