Edição 275Dezembro 2017
Segunda, 18 De Dezembro De 2017
Editorias

Publicado em 28/03/2017 - 9:56 am em | 0 comentários

Reprodução

Baixada Santista têm até sexta-feira para se inscrever na Olimpíada de Matemática

Neste ano estudante da rede particular também pode participar da competição

Baixada Santista têm até sexta-feira para se inscrever na Olimpíada de Matemática

As escolas estaduais da região da Baixada Santista têm até sexta-feira para se inscrever na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). Podem competir alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O cadastro deve ser feito pela equipe gestora no endereço www.obmep.org.br  Neste ano, de maneira inédita, o torneio também é aberto à rede particular.

Os alunos participantes da Obmep são divididos em três níveis, de acordo com a escolaridade (nível 1 – 6º ao 7º ano; nível 2 – 8º ao 9º ano; e nível 3 – 1ª à 3ª série). Na primeira fase, são 20 questões objetivas, de caráter eliminatório. As provas estão marcadas para 6 de junho e serão realizadas na própria escola inscrita, responsável pela aplicação e correção. A lista de classificados está prevista para 11 de agosto.

Mais do que testar o conhecimento matemático dos alunos, a Olimpíada busca despertar o interesse pelo estudo dos números por meio da lógica, raciocínio e criatividade. Em 2016, a rede estadual paulista conquistou mais de 690 medalhas. As escolas também foram premiadas com kits esportivos e material didático.

Recursos digitais da Secretaria da Educação de São Paulo podem auxiliar professores e alunos na preparação para a Olimpíada. Um deles é Currículo+, plataforma interativa com mais de mil vídeos, infográficos, games e videoaulas. Outra opção é reunir os estudantes em clubes de matemática para estudar juntos e aprender mais.