Anfavea comemora crescimento semestral de 13,6%
A produção de veículos no Brasil subiu 13,6% no primeiro semestre do ano, em comparação com igual período do ano passado. A afirmação é da Anfavea, a associação nacional das montadoras, hoje, durante coletiva de imprensa da qual participou o jornal Perspectiva, em São Paulo. Foram produzidas 1,43 milhão de unidades – entre carros, comerciais leves, caminhões e ônibus – contra 1,26 milhão no primeiro semestre de 2017.
De acordo com o presidente Antonio Megale, o crescimento ocorreu em todos os segmentos, com índice 12,6% para os veículos de passeio e comerciais leves; 37,7% nos caminhões e 49,7% nos ônibus. “Ainda não estamos no ideal, mas o setor já dá sinais de revitalização”, comentou: “Tivemos o melhor julho desde 2014”.
Megale falou do país, em termos gerais, pedindo mais investimento em conectividade e infraestrutura. As exportações recuaram 2,8% no período, sobretudo por conta da Argentina, o nosso grande comprador internacional.
Para fechar o ano a Anfavea projeta crescer 11,7% em vendas e 11,9% em produção (sobre a base de 2017). O agronegócio tem animado a indústria automotiva, que espera crescer somente em caminhões e implementos agrícolas 7 % neste ano.