Edição 351Abril 2024
Sexta, 03 De Maio De 2024
Editorias

Publicado na Edição 335 Dezembro 2022

Acervo FAMS

Vida dedicada ao ensino e à pesquisa

Benalva: atuou em diferentes linhas de pesquisa, como discurso da mídia, imigração e mídia, jornalismo comunitário, comunicação e cidadania, e comunicação e educação

Vida dedicada ao ensino e à pesquisa

A jornalista e professora Benalva Vitorio deu seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 12 de dezembro de 2018. Na entrevista gravada no Salão Camoniano do Centro Cultural Português de Santos, Benalva nos conta sobre sua infância passada em Cubatão e sobre sua carreira como jornalista e docente universitária.

Benalva da Silva Vitorio nasceu em Santos, em 7 de abril de 1946, e faleceu na mesma cidade no dia 5 de dezembro de 2022. Filha de um mineiro e de uma sergipana, passou a infância em Cubatão, pois seu pai trabalhou na construção da Via Anchieta na década de 1950.

Pesquisadora da Universidade Católica de Santos (Unisantos), Benalva era doutora em Ciências da Comunicação, foi coordenadora do curso de extensão para a Terceira Idade da Unisantos e investigadora colaboradora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa. Autora de livros, capítulos de livros e dezenas de artigos científicos, foi líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cidadania pela Unisantos.

Graduada em Jornalismo, a professora Benalva foi pós-doutora pelo Instituto de Estudos Jornalísticos da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos de Migrações e das Relações Interculturais da Universidade de Lisboa. Foi docente na Unisantos nos cursos de Jornalismo, Relações Internacionais, Enfermagem e Nutrição. Atuava como pesquisadora nas seguintes linhas de pesquisa: discurso da mídia, imigração e mídia, jornalismo comunitário, comunicação e cidadania, e comunicação e educação.

Como bolsista do governo português desenvolveu o projeto “A imagem do Brasil na imprensa portuguesa”. Atuou como jornalista correspondente, na cidade do Rio de Janeiro, do semanário “Expresso de Lisboa”. Foi membro do Conselho de Redação do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, na Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, em Portugal, e membro do Conselho de Redação e Coordenação de Seminários Temáticos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.

Entre os prêmios recebidos pela professora Benalva estão: Honra ao Mérito da Cátedra Unesco, Mérito Profissional do Rotary Club de São Vicente, Homenagem Cidadã da Prefeitura de Praia Grande, Menção Honrosa em Jornalismo pela Intercom, homenagem por produção acadêmica da Câmara de Santos e Medalha Dom Idílio José Soares pela Sociedade Visconde de São Leopoldo.

Benalva Vitorio foi autora de livros, como “Imigrantes brasileiros e a crise em Portugal” e “Imigração brasileira em Portugal: identidade e perspectivas”, com o selo da editora universitária Leopoldianum, da Unisantos.

Assista o depoimento completo de Benalva Vitorio no canal oficial do Programa Memória-História Oral no Youtube, no endereço www.youtube.com/programamemoriahistoriaoral

Conheça o trabalho desenvolvido pela Fundação Arquivo e Memória de Santos: acesse o site www.fundasantos.org.br

Responder