Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Fotos Leandro Ayres

Estética e glamour

Ensaio de gestante: para eternizar esta fase recheada de expectativas

Estética e glamour

Leandro Ayres

NO TERCEIRO artigo da série “Fotografia. Por onde seguir?”, abordo os ensaios. Este é o nicho fotográfico mais diversificado, pois quando falamos em ensaio evocamos a presença de pelo menos um ou uma modelo e é este personagem que vai determinar o tipo e tom do ensaio que será realizado, podendo ser uma gestante, um recém-nascido, uma mulher bonita, um casal apaixonado, uma família… enfim qualquer pessoa que posa para um fotógrafo é um modelo, podendo este ser profissional ou não.

Em um nível mais avançado estão os fotógrafos de moda, que produzem seus trabalhos objetivando dar vida e luz a uma nova coleção Outono/Inverno que vai figurar no catálogo da loja de departamentos, ou ainda para famosas revistas, como a Cosmopolitan ou Vogue. É a via, portanto, de mais glamour. É o palco por onde circulam top models e celebridades. É onde se encontram os fotógrafos mais bem pagos. Aqui vale menção a americana Annie Leibovitz e seu compatriota Richard Avedon. No Brasil, os fotógrafos Junior Franch e Fael Gregório são grandes expoentes.

Um mercado que cresce bastante é o da fotografia newborn, ou fotografia de recém-nascido, que teve seu início lá pelos anos 80 com a fotógrafa australiana Anne Guedes. Ela utilizou bebês fantasiados em cenários com flores ou frutas gigantes de modo a criar um mundo de fantasia que encantou os adultos. Daí pra frente a febre foi se espalhando pelo mundo até chegar aqui com força nos anos 2000. É um trabalho bastante delicado que requer destreza do fotógrafo para manusear os pequenos sem causar-lhes incômodos. Atenção à luz utilizada, que não poderá ser intensa. O ambiente deverá estar totalmente higienizado e o uso de luvas e máscara cirúrgica se faz necessário. Lembre-se: esta é a maior joia que a mãe está lhe confiando.

Hoje é bastante comum entre as mulheres em suas últimas semanas de gestação realizar uma sessão fotográfica para eternizar esta fase recheada de expectativas. O desafio do fotógrafo é o de ser o mais criativo possível para trazer a emoção que a futura mamãe está sentindo. Vale mencionar que é necessário bastante cuidado uma vez que a sua cliente, perto de dar a luz, terá algumas limitações de movimentos, por isso oriente-a para poses e situações confortáveis.

SERVIÇO – Studio Photo Café / Museu do Café. Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico de Santos. De terça-feira a sábado, das 9 às 18 horas, e domingo, das 10 às 18 horas. (13) 3213.1750.

Moda: onde se encontram os fotógrafos mais bem pago

Responder