Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias
Edição 281 Junho 2018

Edição 281 Junho 2018

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Mais uma Copa!

Nelson Tucci

O Brasil é um país tão organizado que primeiro vai torcer para a seleção e só depois fará convenções partidárias para, oficialmente, iniciar a campanha eleitoral para presidente da República e renovação (?) do Congresso. O pleito é algo menos importante que a artilharia do Brasil na Copa da Rússia e, por isso, pode esperar. Nem parece, mas já se passaram quatro anos de uma época em que pessoas recordavam a letra daquela música do Chico: “Dormia / A nossa pátria mãe tão distraída / Sem …

Leia mais

Reforma Trabalhista

Reforma Trabalhista

Ana Teresa Marino Galvão

Como tivemos a oportunidade de abordar em recente artigo, de fevereiro passado, sobre a “Reforma Trabalhista” (Lei nº 13.467/2017, de 11/11/2017), esta somente foi publicada após promessa da Presidência da República de que os itens controversos seriam alterados por vetos presidenciais, na hora da sanção, ou por uma Medida Provisória.

Promessa feita, promessa cumprida através da MP nº 808, de 14/11/2017, a qual alterou a Lei nº 13.467/17 em vários pontos, como por exemplo: (i) proibição de estabelecer-se jornada 12×36 mediante acordo individual (ressalvado …

Leia mais

Vantagens dos revestimentos inteligentes

Vantagens dos revestimentos inteligentes

Com o argumento de que a economia de uma obra começa nos detalhes, a Ecogranito trouxe para o Brasil a tecnologia japonesa dos revestimentos inteligentes. Segundo o diretor comercial Renato Las Casas, a empresa produz revestimentos semelhantes às rochas ornamentais, com fácil aplicação e menos impacto no meio ambiente.

Renato compara que um estabelecimento revestido com granito leva em torno de 15 dias para ficar pronto, enquanto com o Ecogranito essa aplicação pode ser feita em um ou dois dias, dependendo do tamanho do local. Ou seja, além …

Leia mais

Textura e temperatura de pedras naturais

Textura e temperatura de pedras naturais

A Nina Martinelli apresenta novos acabamentos da coleção Brick. Os lançamentos são fabricados com equipamentos especiais que garantem um corte perfeito e lapidado, resultando numa superfície mais plana e suave ao toque.

Com o nome de uma cidade inglesa próxima ao mar, o brick Rye possui tom de areia e impressões que fazem referência aos minérios naturais. Já o brick Absoluto vem com textura, veios e nuances de cores que imitam com perfeição rochas ornamentais produzidas pela natureza e compostas por vários minerais.

Feitos 100% em cerâmica, os …

Leia mais

Inscrições abertas a editais do ProAC

Inscrições abertas a editais do ProAC

Inscrições abertas até 4 e 5 de julho, pelo site www.proac.sp.gov.br, para os editais de Literatura do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que contemplará 54 projetos destinados a pessoas físicas e 10 destinados a pessoas jurídicas, com prêmios de R$ 20 mil a R$ 40 mil, sendo que 50% dos selecionados, no mínimo, serão proponentes da Grande São Paulo, interior e litoral.


Os Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo já estão autorizados a realizar a …

Leia mais

Estética e glamour

Estética e glamour

Leandro Ayres

NO TERCEIRO artigo da série “Fotografia. Por onde seguir?”, abordo os ensaios. Este é o nicho fotográfico mais diversificado, pois quando falamos em ensaio evocamos a presença de pelo menos um ou uma modelo e é este personagem que vai determinar o tipo e tom do ensaio que será realizado, podendo ser uma gestante, um recém-nascido, uma mulher bonita, um casal apaixonado, uma família… enfim qualquer pessoa que posa para um fotógrafo é um modelo, podendo este ser profissional ou não.

Em um nível mais avançado …

Leia mais

Uniara oferece curso de Fotografia Profissional

FOTOGRAFIA Profissional é o curso profissionalizante oferecido pelo Uniara Qualifica. As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 19 às 21 horas, sendo a teoria na unidade I da Universidade de Araraquara, no interior do Estado de São Paulo, e a prática, no Laboratório de Fotografia do programa. Os interessados podem se inscrever pelo link http://bit.ly/Qua_Fotografia

“O curso completo, que aborda conteúdos que vão do básico ao avançado, é voltado tanto a quem deseja investir nessa carreira, quanto aos que querem se aperfeiçoar e trabalhar com essa atividade por …

Leia mais

Inovadores e sustentáveis

Inovadores e sustentáveis

Uma das atrações da CasaCor SP, até 29 de julho, no Jockey Club de São Paulo, na capital paulista, são os sistemas construtivos. Eles se caracterizam pela inovação e sustentabilidade, características que podem ser constatadas na “SysHaus”, o ambiente criado pelo arquiteto Arthur Casas em parceria com a startup que dá nome ao projeto. Em um espaço de 200 metros quadrados, o projeto dessa casa de luxo mescla tecnologia de ponta, soluções de engenharia sustentável e design urbano.

O sistema produtivo é ágil e entrega casas de alto …

Leia mais

Salvador terá plano de resiliência

Salvador terá plano de resiliência

A Iniciativa Regional de Cidades Resilientes está sendo implantada em Salvador, na Bahia, com o objetivo de implementar instrumentos de envolvimento do setor privado no desenvolvimento dos planos de resiliências das cidades. A ação faz parte do Projeto 100 Cidades Resilientes (100RC), fruto de parceria entre a Fomin, o fundo multilateral de investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação Avina, e visa melhorar a resiliência urbana. Além de Salvador, o projeto é realizado em outras três cidades da América Latina: Buenos Aires, na Argentina, Quito, …

Leia mais

Capacitação de trabalho em altura

Capacitação de trabalho em altura

Cumprindo a Norma Regulamentadora NR-35, a Tedesco Instalações Hidráulicas promoveu programa para capacitação de seus colaboradores para realizar trabalho em altura com segurança. Em dois estágios, com treinamento teórico e prático, os trabalhadores foram preparados para atuar em empreendimentos que a empresa é parceira em Santos, como nos residenciais Morada 58, da Xavel, e Crystallus, da Plano & Forma.

Conforme destacou Alfredo Tedesco Júnior, a capacitação está inserida na política de formação continuada de seus colaboradores, visando cumprir as exigências legais e garantir a máxima qualidade nos serviços …

Leia mais

Emprego cresceu 0,74%

O nível de emprego na construção civil brasileira cresceu 0,74% em abril na comparação com março. Com a contratação de 17.030 trabalhadores, o estoque foi de 2.312.636 para 2.329.666. Na comparação com abril de 2017, houve queda de 2,43% (-58.141). Ao se desconsiderar os efeitos sazonais (*), o emprego registrou -0,09% em abril na comparação com março (-2.080).

Os dados são da pesquisa realizada pelo SindusCon-SP em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

A elevação …

Leia mais

Paraíso romântico

Paraíso romântico

Rica em atrações naturais, como fiordes, montanhas, geleiras, cachoeiras e fenômenos atmosféricos, a Noruega é um destino que deixa todo tipo de casal, em qualquer fase do relacionamento, com o coração explodindo de encantamento. Cada uma das cinco regiões da Noruega convida ao romance. Ao norte, estão os famosos fenômenos do sol da meia-noite, durante o Verão, e da aurora boreal, durante o Inverno, ambos perfeitos para uma aventura a dois. Na região Leste, está localizada a capital Oslo, perfeita para casais cosmopolitas, amantes de cultura e gastronomia. …

Leia mais

Chefs premiados unem forças em Mônaco

Chefs premiados unem forças em Mônaco

A cozinha da chef Carme Ruscalleda, premiada com sete estrelas Michelin, se mudará durante o Verão europeu para o restaurante Odyssey, no Hotel Metropole Monte-Carlo, no Principado de Mônaco. Os chefs Joël Robuchon, maior recordista de estrelas Michelin do mundo, e Christophe Cussac convidaram a profissional para criar um restaurante pop-up no local.

Por sua filosofia, o Odyssey sempre deu prioridade à gastronomia de primeira linha, centrada no essencial: ingredientes frescos, de alta qualidade e sazonais, preparados com o máximo cuidado para garantir o seu sabor autêntico. Com …

Leia mais

Aplicativo mostra 10 pontos de Foz

O “Neelo” foi lançado no Festival das Cataratas, realizado em junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O aplicativo mostra informações de pontos turísticos em qualquer lugar do mundo apenas pela proximidade do usuário com o local. Em Foz, foram cadastrados 10 pontos: Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional, Parque das Aves, Ponte da Fraternidade, Ponte da Amizade, Dreamland Museu de Cera, Shopping JL Cataratas, Shopping Catuaí Palladium, Marco das Três Fronteiras, Aeroporto de Foz do Iguaçu e o Festival das Cataratas.

A solução foi desenvolvida pela Fator BLE, …

Leia mais

Moderno e de bom desempenho

Moderno e de bom desempenho

Nelson Tucci

Quem já andou de Honda Fit e gostou, certamente vai gostar ainda mais do WR-V. A cabine não é diferente, mas o dirigir é mais agradável. Isto graças à nova suspensão que o caracteriza como um “mini SUV”, categoria recém-inventada para carros de estilo misto.

A suspensão é bem calibrada e oferece conforto para motorista e passageiros, uma vez que absorve bem os impactos na cidade e oferece conforto na estrada. A propósito, o modelo pouco mais alto que o carro de passeio tradicional em nada …

Leia mais

Cabos elétricos que suportam até 500°C

Cabos elétricos que suportam até 500°C

A utilização de cabos inapropriados às necessidades de um empreendimento pode trazer sérias consequências, como incêndios e prejuízos. Atenta às necessidades do mercado, a Cofibam, que fabrica cabos elétricos especiais, desenvolveu produtos para altas temperaturas. São nove linhas (Cofialt, Cofisil, SHT, Cofiflon, KHT, MHT, LM, Cofidox-Radoxil e Cofisolda), que reúnem 29 tipos de cabos com características diferenciadas, seja aplicações em equipamentos com altas temperaturas, como estufas e fornos, pontos críticos em veículos ou ambientes, entre outros.

A linha Cofisil, por exemplo, é composta por nove tipos de cabos, …

Leia mais

Mobilização pelo “Decreto dos Portos”

Os presidentes da Comissão de Portos e da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec), Sergio Salomão; da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), José Di Bella Filho; da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro; e do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, anunciaram que as entidades ingressaram no Tribunal de Contas da União (TCU) como parte interessada no processo que analisa o “Decreto dos Portos”.

Há um ano o setor portuário aguarda a eficácia do Decreto nº …

Leia mais

Para pacientes com TEA

Para pacientes com TEA

Amplamente recomendada para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Applied Behavior Analysis, ou ABA na sigla em inglês, é a terapia voltada para autismo com maior número de pesquisas e resultados comprovados. A ABA, traduzida em nosso idioma para Análise do Comportamento Aplicada, utiliza a base de que os comportamentos se mantêm por sua repetição e dessa forma eles são analisados a partir dos seus antecedentes para descobrir quais fatores que o desencadeiam.

Estudos sobre a terapia são realizados desde a década de 70 por Ivaar …

Leia mais

Dieta que se torna vilã

Dieta que se torna vilã

Independente da dieta restritiva que for adotada, é importante manter uma alimentação balanceada e muita hidratação, não só durante o período de dieta, mas durante todo o ano. Segundo orientam os especialistas, a má alimentação e a falta de hidratação podem trazer problemas para a saúde.

As dietas restritivas são aquelas que reduzem a quantidade de calorias ingeridas, variando de 600 a 800 calorias ao dia. Essas restrições geralmente são feitas à custa da remoção de um ou outro nutriente da dieta diária, como a exclusão dos carboidratos.…

Leia mais

Dicas para parar de fumar

Pneumologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, em São Paulo, Andrea Sette listou dicas para quem deseja parar de fumar, considerando as dificuldades para se largar o vício. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população mundial adulta, cerca 1,2 bilhão de pessoas, é fumante, dentre os quais 200 milhões são mulheres.

Conheça as dicas da médica Andrea: escolher uma data para a parada e decidir se será imediata ou gradual; após alguns dias sem o cigarro, é comum ganhar peso, podendo chegar até …

Leia mais

Certificado digital para viajar

Certificado digital para viajar

CVI pode ser emitido em até 48 horas

OS DONOS de cães e gatos que pretendem viajar aos Estados Unidos com seus pets já contam com autorização digital para emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI) em todo o país. O documento é necessário nas viagens com esses animais de estimação. É mais prático, rápido e econômico tirar a autorização dessa forma com o CVI sendo emitido em até 48 horas. A validade nesse destino é para apenas para uma viagem.

Quando houver acordo com todos os países, a …

Leia mais

Sasazaki tem novo presidente

Sasazaki tem novo presidente

Leonardo Kozo Sasazaki é o novo presidente da Sasazaki: já atuou na presidência da empresa entre 2012 e 2015 e retorna com a missão de mantê-la atualizada e competitiva no segmento de portas e janelas de aço e alumínio.

 

 

 

 

Sérgio Zobaran e Maria di Pace: idealizadores da mostra Modernos Eternos, em sua 3ª edição, com 23 ambientes assinados por 34 profissionais, além de vasta programação cultural, no Clube dos Caçadores, Mangabeiras, Belo Horizonte.

Arquitetos Marcelo Couto, Ronaldo Araújo e Rita Carrasco: ecos da 1ª …

Leia mais

Aconchego no Valongo

Aconchego no Valongo

Bruno Scarpa

Há um ano e cinco meses instalado no bairro do Valongo, no Centro Histórico de Santos, o Bistrô Santista oferece um lugar muito agradável e aconchegante para seus frequentadores, constituído em sua maioria formada por trabalhadores da região central e também por turistas, conforme idealizado pela proprietária Vanessa Rodrigues quando resolveu investir e abrir o estabelecimento.

O Bistrô Santista dispõe de uma carta variada para o almoço, com destaque para as massas, dentre elas nhoque, panquecas, rondeli e lasanhas. As saladas também são uma ótima pedida. …

Leia mais

Tradição e cortes uruguaios

Conhecidas como “um pedaço do Uruguai no Brasil”, as casas El Tranvía oferecem ambientes que revelam o charme do país vizinho, com excelência no preparo de cortes especiais, como asado de tira, bife ancho e ojo de bife, além de iguarias, como as papas, provoletas e saladas com ingredientes diferenciados, que são harmonizados com carta de vinhos provenientes de vinícolas do Cone Sul. Entre as sobremesas, torta alfajor, feita com doce de leite uruguaio, e cheese cake de chocolate branco e frutas vermelhas, além do tradicional chajá, doce …

Leia mais

O vovô dos semáforos

O vovô dos semáforos

Até o final da década de 1920, o trânsito era organizado apenas por guardas que, do meio da via, liberavam o afluxo nos cruzamentos. Com o aumento do número de carros nas ruas e, principalmente, motoristas inexperientes, os acidentes começaram a surgir, inclusive o de atropelamento de agentes de trânsito. Esse fato foi determinante para que a Câmara de Santos aprovasse a instalação de semáforos.

A primeira leva de postes semafóricos contemplou doze pontos: Gonzaga, confluência das avenidas Presidente Wilson, Ana Costa e Vicente de Carvalho; cruzamento das …

Leia mais