Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 336 Janeiro 2023

Divulgação

Santos ganha hospital

SerPiero: primeiro “hospital de transição” da Baixada Santista

Santos ganha hospital

Sandra Netto

O Hospital SerPiero está sendo entregue em Santos. Trata-se do primeiro “hospital de transição” da Baixada Santista, assim chamado pois é destinado a pacientes que não necessitam cuidados de alta complexidade prestados nos estabelecimentos de saúde tradicionais. “Embora seja inédito em Santos, este tipo de hospital já é uma tendência no mundo há algum tempo”, explica o médico Marcelo Noronha de Rezende, presidente do Health Innovation Group, que será responsável pela gestão, ao explicar que o hospital receberá, principalmente, três grupos de pacientes: de cuidados paliativos, de longa permanência – ou seja, aqueles doentes crônicos já estabilizados –, e pacientes em reabilitação.

Para atender este público com excelência, foi desenvolvida uma parceria entre o Health Innovation Group, dono de empresas de home care em São Paulo, Baixada Santista e Ribeirão Preto, e a 2M Participações, dos empresários Alex Mendes e Paulo Mendes. O investimento total é em torno de R$ 38 milhões. Além de instalações modernas, os pacientes do SerPiero – cujo nome é uma homenagem ao gênio Leonardo di Ser Piero da Vinci –, terão à disposição equipes profissionais multidisciplinares e infraestrutura diferenciada.

Dotado de 102 leitos, o edifício do SerPiero possui oito andares, totalizando mais de 5 mil metros de construção, com entrada social pela Rua da Constituição e serviço pela Rua Luiz de Camões. Conforme detalhou o engenheiro Marco Aurélio da Cruz, todas as exigências sanitárias, como a parte do expurgo, tubulações dos gases medicinais, níveis de acessibilidade, acústica etc., foram cumpridas e a entrega está sendo feita com o edifício equipado, com todos os ativos internos, mobiliários e eletroeletrônicos.

Na cobertura foi criada área de convivência, na qual o paciente poderá desfrutar com a família, ou mesmo para fazer fisioterapia e caminhar, aproveitando o sol no pergolado, de acordo com as necessidades de cada um. No mesmo andar funcionará um espaço ecumênico.

Em termos de energia, o edifício é dotado de gerador com capacidade para suportar as necessidades de todo complexo. A Tecnicargo Geradores forneceu e instalou um sistema de energia alternativo contemplando um grupo gerador de 625 kVA, quadro de transferência automático para interligação a um barramento blindado de 4.000 amperes e um sistema crítico de atenuação de ruído, sendo o maior desafio para este empreendimento. “Por se tratar de grupo gerador de alta potência que gera nível de ruído muito alto e o hospital está situado em região residencial, realizamos um projeto de atenuação acústica com dupla janela de exaustão de ar e revestimento acústico completo da sala do gerador”, explicou o engenheiro Leandro Gebara, que atuou no projeto. A Tecnicargo está no mercado de energia há mais de 30 anos e possui em seu portfólio grupos geradores a diesel e a gás e torres de iluminação solar e a diesel.

Entre os parceiros na obra, o rebaixamento do lençol freático foi realizado pela Drenamar Locação de Equipamentos, que atua na locação de equipamentos para rebaixamento do lençol freático desde 1985. “Os equipamentos utilizados registram baixo consumo de energia”, declarou o diretor Marcelo Franco.

A Areia Ita Materiais para Construção forneceu areia e pedra. “Areia é muito versátil, sendo usada em diversas etapas da obra, desde a fundação à finalização”, ressaltou o diretor da empresa, Daniel Morsch Porto Tinoco: “E para cada finalidade fornecemos o produto adequado”.

A Supermix foi responsável pelo fornecimento de todo o concreto da obra.

A MCM Representações atuou nas soluções mobiliárias para atender as necessidades do hospital, fornecendo os móveis da área administrativa, de apoio aos leitos, da área externa, atendimento e recepção, com produtos das fábricas Innacorp, Aluminas e Roal. Conforme destacou o diretor Miguel Ferrari, representando empresas conceituadas no mercado nacional de móveis, a MCM encurta a relação entre fabricantes e empreendedores e desde 1994 atende aos setores gastronômico, hoteleiro e similares: “Graças à excelência de nossos parceiros, ampliamos o atendimento a condomínios, construtoras, hotéis, studios, clínicas, bares, restaurantes, laboratórios e hospitais, entre outros ambientes corporativos”.

A Cerâmica Atlas forneceu as cerâmicas que revestem a fachada do SerPiero. Com forte apelo pela utilização de produtos da mais alta qualidade e atendendo ao projeto arquitetônico, foram utilizadas as referências OM5029 Marfim e OMD16129 Concreto, no formato 5×10 cm, em junta amarrada. “Por se tratarem de cerâmicas grés, elas possuem baixa absorção de água e expansão por umidade, sendo o revestimento mais adequado, junto com as pastilhas de porcelana, para o uso em fachadas, piscinas, banheiros e cozinhas”, declarou Fernando Ferraz, representante da Atlas na Baixada Santista e Litoral. Ferraz salientou que a Cerâmica Atlas tem mais de 56 anos de tradição e qualidade no setor cerâmico, sendo a maior fabricante de pequenos formatos na América Latina.

O Grupo Projinox, referência no segmento de produtos em aço inox personalizados, customizou o SerPiero, de acordo com as necessidades e normas de higiene e segurança que o hospital precisa para o funcionamento. A fabricação e instalação dos equipamentos tiveram acompanhamento de engenheiros para conformidade com todas as normas ABNT, como a NBR 9050. Além da tecnologia em seu parque fabril, a empresa, que atua há mais de 20 anos no mercado, conta com a experiência de seus colaboradores para uma entrega com excelência.

O projeto e implantação dos jardins na cobertura do edifício foram realizados pelo paisagista Paulo Rogerio Sant’Anna, da Chácara Kantão. Ele contou que foram utilizados canteiros de muito bom gosto, combinando espécies de plantas ornamentais, como Pleomeles e Barba de Serpente, e também Ráfias e Podocarpos. “Um paisagismo perene, com pouca manutenção, ideal para o local e área de descanso”, disse Paulo Rogério, ao destacar o agradecimento da Kantão a todos os envolvidos em mais este empreendimento.

A ArquiMármore Marmoraria está presente no acabamento sofisticado do hospital SerPiero, orgulha-se o diretor Marcelo Lemos.

A Marcelo Antunes Decor forneceu as cortinas rolô coleção Vinil black out, da Columbia, que decoram todos os leitos e áreas administrativas do hospital. “As cortinas rolos são cada vez mais utilizadas por renomados arquitetos nos mais variados projetos, seja ambiente corporativo ou residencial. No caso do SerPiero, as cortinas escolhidas são muito eficientes, pela funcionalidade, facilidade na higienização e agilidade de acionar”, destacou o diretor Marcelo Antunes. As cortinas são práticas ao permitir, quando necessário, a entrada de luz parcial, o que é ideal em qualquer ambiente.

Alex Mendes e Marcelo Noronha

Hospital SerPiero: 102 leitos distribuídos em oito andares

Infraestrutura diferenciada: farmácia própria…

…posto de enfermagem…

…refeitório

Responder