Edição 314Março 2021
Quinta, 15 De Abril De 2021
Editorias

Publicado na Edição 311 Dezembro 2020

Divulgação

Para morar e trabalhar

Coworking: morador pode trabalhar de forma confortável

Para morar e trabalhar

A tendência de escritórios em casa que vinha se fortalecendo há alguns anos ganhou protagonismo em 2020 e cresce em adeptos. Diante das mudanças, saem na frente os empreendimentos que têm escritórios nas unidades ou nas áreas comuns. É o caso de alguns dos projetos da Exto Incorporação e Construção, que há alguns anos investe nesse tipo de ambiente.

De acordo com Letícia Sayeg e Chris Padovani, arquitetas do Studio 499, contratadas pela Exto para idealizarem o espaço no Inspire, na Vila Mariana, na capital paulista, a partir de experiências deste novo momento, o espaço para trabalhar de casa ganha importância, desde a utilização no lar como no ambiente coletivo, como o coworking em empreendimentos residenciais. Tais benefícios contam na hora da escolha do cliente, que ganha facilidade de acesso em seu momento de home office, além de um espaço organizado, sem interferências domésticas, e com interação com outras pessoas, melhorando a produtividade e a qualidade de vida. Fugir do trânsito e ganhar tempo são outros pontos fortes.

Há mais de 30 anos no mercado, a Exto é dirigida pelos engenheiros Roberto Matos e Carlos Mauaccad e responsável pela construção de empreendimentos que são referência em localizações nobres das zonas Sul e Oeste da capital. Ciente da sua responsabilidade socioambiental, a empresa investe em processos construtivos sustentáveis e mantém o movimento Exto Mãos à Obra, criado em 2015 com o objetivo de transformar o ambiente em que vivemos e gerar uma corrente positiva de ações.

Flávia Matos, gerente de marketing da Exto, explica que ao colocar um espaço específico para o home office na área comum de um empreendimento, a incorporadora está atendendo uma demanda forte de mercado: “É grande o número de profissionais que estão cada vez mais trabalhando em casa, não necessariamente todos os dias, mas parte deles. Temos que considerar que muitas pessoas optam por seguir sua rotina profissional em períodos não comerciais, como noturnos e finais de semana. Esses espaços que criamos dentro e fora do lar facilitam a vida dos moradores e poderão ser usados para reuniões e produções de projetos”.

O coworking do Inspire – Ibirapuera Park Experience, por exemplo, é voltado a um público que busca qualidade de vida, conforto e lazer. Seu espaço flexível e versátil traz não só as bancadas convencionais, mas segue para um modelo mais internacional onde lounge, copa equipada e integrada fazem parte desse novo cotidiano corporativo. O projeto dispõe de um ambiente mixed use, que funciona de dia como coworking e à noite como espaço gourmet, equipado para receber amigos.

Assim como em outros projetos da Exto, ambientes voltados para o home office já fazem parte do escopo principal das áreas comuns. O que era tendência, hoje é essencial. Outro exemplo de empreendimento que traz esse modelo de coworking é o Green Guedala, no Jardim Guedala. O espaço contará com toda a estrutura de apoio para que os moradores do empreendimento possam trabalhar de forma confortável, realizar reuniões e terem um espaço tranquilo e inspirador.

Já no Only Cidade Jardim, em frente ao rio Pinheiros e à ponte estaiada, as áreas comuns acompanham o alto padrão dos apartamentos (186, 211, 233 e 252 m²). O coworking foi idealizado de maneira luxuosa, em um ambiente amplo, iluminado, com vista para o jardim e móveis selecionados especialmente para o projeto. Além de um ambiente para trabalho e reuniões, o espaço poderá ser usado para atendimento de prestadores de serviço, apresentações de trabalho, espaço para leitura e até como sala de estudos, inclusive para aulas particulares. Todos os detalhes do empreendimento de altíssimo padrão, com 11 mil m² de terreno, foram idealizados para suprir as necessidades dos futuros moradores de maneira completa, sem que precisem sair de casa. “Desenvolvemos esse espaço dentro do condomínio, onde o morador poderá ter um ambiente equipado e reservado, fora do ambiente do seu apartamento, sem o inconveniente dos barulhos domésticos, com todo o conforto e estrutura necessária.”, argumenta Flávia Matos.

Outro destaque nos novos empreendimentos é a opção por um escritório dentro da unidade. Com o Programa Personalize da Exto, ao comprar uma unidade na planta, o cliente poderá optar, sem qualquer custo adicional, pela disposição de planta que melhor se adeque à sua realidade. Para Flávia Matos, “o Personalize possibilita ao cliente aproximar seu imóvel às suas necessidades”. Com o programa é possível aproveitar o espaço de circulação para fazer um pequeno escritório, ou já fazer a opção na planta por um ambiente específico. “O morador vai ter mais privacidade e organização. A mesa de trabalho vai ficar longe do quarto e o espaço com a finalidade exclusiva de trabalho ajuda na organização e na separação dos momentos de lazer e profissionais”.

Responder