Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 329 Junho 2022

Luiz Carlos Ferraz

Mais cor no Canal 4

Apartamentos compactos com o elevado padrão de qualidade da Macuco

Mais cor no Canal 4

Sandra Netto

Uma das principais construtoras da Baixada Santista, no ranking das 100 maiores do país, o Grupo Macuco entregou na Avenida Siqueira Campos, 490, Canal 4, Boqueirão, em Santos, o 4th Creek Residence. O empreendimento reforça uma linha de residenciais que mantém o elevado padrão de qualidade dos edifícios Castell, mas, ao contrário de apartamentos grandes, de 130, 200 metros quadrados, apresenta unidades com metragem menor. “Identificamos este público que quer um empreendimento da Macuco, mas não necessita de tanto espaço”, explica o gerente de vendas, André Luis Corrêa.

Fundado em 1981, sob a presidência do engenheiro José da Costa Teixeira – e hoje contando com a participação efetiva dos filhos Matheus e Lucas –, o Grupo Macuco contabiliza a entrega de 22 empreendimentos em Santos, entre residenciais e comerciais. Nos últimos anos, a empresa também investe na modalidade “Built to Suit”, atendendo clientes de peso, como a Caixa Econômica Federal. Muito difundida em países da Europa e nos Estados Unidos, trata-se da “construção sob encomenda”, por meio do qual o grupo oferece o terreno e constrói a obra de acordo com a necessidade do cliente e a entrega pronta para locação.

O padrão de qualidade do Grupo Macuco é certificado pelo selo ISO 9001 e exigências do Nível A do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, PBQP-H. Um modelo que envolve toda a cadeia produtiva, comprometendo profissionais e empresas fornecedoras, reconhecidos pela excelência de produtos e serviços prestados – o que torna os apartamentos da marca “sonho de consumo” de quem busca um imóvel seguro, com qualidade e valorização garantida.

“Os apartamentos do 4th Creek são para as pessoas que sempre quiseram ter um apartamento da Macuco, mas, pelo tamanho, não conseguiam”, sintetiza André, ao frisar que, diante da tendência, constatada em estudos no mercado imobiliário da Baixada Santista, foi desenvolvida a linha Residence, que combina unidades mais compactas com o excelente acabamento utilizado na linha Castell.

Segundo o gerente de vendas, ao longo dos anos, o Grupo Macuco mostra uma evolução no processo construtivo, mediante a adoção de produtos modernos e novas tecnologias. Mas não só isso. “Aprendemos muito com o nosso cliente”, afirma: “Na entrega de cada empreendimento fazemos pesquisa de satisfação, querendo saber o que poderia ser melhor, o que faltou. A partir daí reconhecemos as boas ideias, que acabam servindo para aperfeiçoar os empreendimentos seguintes”.

O projeto do 4th Creek é do escritório Proença Arquitetos. A torre única tem 21 andares e, além de subsolo e térreo, possui dois mezaninos com vagas de garagem. No total, são 126 apartamentos, com plantas de 2 dormitórios, com 66 metros quadrados; 2 suítes, com 72 metros quadrados; e 3 suítes, com 83 metros quadrados. Enquanto os de 3 suítes tem 2 vagas de garagem, demarcadas, os de dois dormitórios ou 2 suítes incluem 1 vaga de garagem, também demarcada. “São apartamentos muito bem distribuídos, não tem área desperdiçada”, destaca André: “No decorado, com projeto da arquiteta Carla Felippi, o cliente consegue visualizar todo o potencial de uma unidade de 2 dormitórios”.

A cobertura abriga uma completa área de lazer, com brinquedoteca, playground, espaço fitness, cyber game, espaço grill, salão de festas, lounge, bar, piscinas adulta e infantil, sauna seca, além de vista panorâmica de toda a região. “O Grupo Macuco se caracteriza também pelo lazer muito confortável, muito amplo, e o 4th Creek não foge disso”, frisa André, ao destacar ainda a localização estratégica do empreendimento, com tudo perto, como faculdades, hospitais, o supercentro do Boqueirão, farmácias, supermercados, padarias, e a seis quadras da praia: “O morador consegue fazer tudo sem precisar do carro”.

Apesar da pandemia, o período de obras do 4th Creek não gerou grandes dificuldades. Além de o Grupo Macuco trabalhar com os mesmos parceiros há muitos anos, a logística adotada nos empreendimentos, com compras antecipadas programadas e material armazenado, garantiu ritmo normal nos serviços. Assim como todos os empreendimentos do grupo, foram utilizadas estacas profundas escavadas, o que garante total estabilidade, além de soluções sustentáveis, como a captação da água do lençol freático para uma caixa exclusiva. Para o condomínio é deixada a opção pelo tratamento e aproveitamento dessa água, podendo ser utilizada na lavagem e gerar economia. Já o sistema de distribuição de água para consumo conta com individualização, o que também resulta em economia.

Entre os principais profissionais e empresas que forneceram para a obra, a Areia Ita Materiais para Construção atendeu no fornecimento de areia e pedra. “Para cada finalidade fornecemos o produto adequado, conforme a especificação do construtor e o cronograma da obra”, declarou o diretor da empresa, Daniel Morsch Porto Tinoco, ao destacar a presença da Ita nas várias fases do empreendimento, desde as fundações, até o acabamento.

A Harco Engenharia executou o projeto e a implantação da infraestrutura do sistema de ar condicionado do tipo split em todo o empreendimento, sendo que na área de lazer e no apartamento decorado também foram instalados os aparelhos. Conforme destacou o diretor da empresa, engenheiro Edgard Lopes Hernandes, a Harco é pioneira na região a aplicar nos tubos de ar uma carga de nitrogênio (cerca de 300 libras) sob pressão e vedá-los nas pontas. O cuidado se explica, pois se o técnico escolhido pelo morador para instalar o split encontrar a mesma pressão do gás no tubo é sinal de que não há vazamento. A Harco foi responsável pelo projeto e instalação do sistema de pressurização das escadarias de emergência, em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT – NBR 9077 e Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros – IT – CB 13/01.

A Magenta Alumínio Ltda. participou de mais este empreendimento, fortalecendo a parceria com a Macuco, fornecendo todos os caixilhos em alumínio branco, sendo destaque para as fachadas Pele de Vidro Structural Glazing (vidro colado), instaladas entrada do edifício, o que colabora com a valorização do residencial, afirmou o diretor João E. Magenta Neto.

Os elevadores do 4th Creek Residence possuem capacidade para 11 passageiros, velocidade de 96 m/min e acabamentos em aço inoxidável, informou Alexandre Monteiro Armuch, Consultor Técnico Comercial NI da Atlas Schindler. Os equipamentos oferecem aos usuários as tecnologias mais recentes para maior conforto no transporte vertical, através de sistemas de acionamento por frequência variável e com isso um controle de alimentação de energia perfeita. “O conjunto das inovações apresentadas representa um excelente desempenho ecológico, com melhor eficiência energética, desde seu sistema de acionamento até a iluminação em LED”, frisou Alexandre.

A Elétrica Beluz forneceu materiais elétricos, trabalhando com marcas que obedecem as normas técnicas da ABNT, ressaltou o diretor Luis Carlos dos Anjos.

“A Portobello é parceira tradicional da Macuco”, afirma a arquiteta Vanessa Morgante de Alencar, ao detalhar que na fachada foi usada a Linha Arquiteto, no formato 9,5×9,5, nas cores Neve, Sunny BR e Mediterrâneo BR. Ainda na fachada foi utilizada a Linha Ecowood 2.0, na cor Canela, que reproduz a madeira de demolição vinda de Minas Gerais. Para o revestimento interno, nas cozinhas e banheiros, foi utilizado o porcelanato Cetim Bianco 60×60 Natural Bold para o piso e o clássico Idea Bianco 30×60 Bold, para a parede. A Portobello também está presente no revestimento das piscinas com a Linha Prisma, no hall de entrada com os porcelanatos Oro Bianco e Noche Savanna, ambos no acabamento polido e no formato 60×120, e no hall de circulação com o Crema Sicília Natural e retificado no formato 80×80.

A J Teles Empreiteira de Mão de Obra fez a colocação do revestimento da fachada, utilizando argamassa específica e aplicada manualmente, informou Carlos Eduardo Teles dos Santos. A empresa é especialista em fachadas e executa este tipo de serviço há 32 anos. “A forma convencional é a mais eficiente e não desperdiça material”, enfatizou Carlos Eduardo.

“Nós, da SCA Santos, ficamos honrados em estar junto com a construtora Macuco em mais um empreendimento de sucesso para a cidade de Santos”, afirmaram Walid e Lolla Abdouni, diretores da SCA Santos, especializada em móveis de alto padrão: “Parabéns ao Grupo Macuco que ano após ano está sempre à frente, inovando e colaborando para que Santos seja uma cidade cada vez mais próspera e inovadora”.

4th Creek Residence: torre única tem 21 andares e, além de subsolo e térreo, possui dois mezaninos com vagas de garagem

Henrique Ogata/Divulgação
Henrique Ogata/Divulgação
Henrique Ogata/Divulgação

4th Creek Residence: apartamentos muito bem distribuídos, sem área desperdiçada, afirma o gerente André Luís Corrêa: “No decorado, com projeto da arquiteta Carla Felippi, o cliente consegue visualizar todo o potencial de uma unidade de 2 dormitórios”

Novidades do Grupo Macuco

O Grupo Macuco enfrentou os desafios da pandemia realizando o que sabe fazer melhor: construindo edifícios. Além das obras do 4th Creek Residence foram lançados dois empreendimentos, o Spaces Paraguassu, no Boqueirão, da linha Residence, e o Castell Di Indaiá, no antigo Cine Indaiá, no Gonzaga. “Temos um nome sólido, que faz diferença e dá confiança ao comprador, especialmente num momento de turbulência”, disse o gerente de vendas, André Luis Corrêa.

O Castell Di Indaiá será um novo marco da Avenida Ana Costa, no Gonzaga. No local seriam erguidos um hotel e um flat, mas a construtora inicial abandonou o projeto e o Grupo Macuco vislumbrou uma excelente oportunidade de negócio. Uma torre que estava sendo erguida foi derrubada e o novo empreendimento, agora com duas torres residenciais, começou a ser erguido.

As torres possuem dois subsolos, térreo e 3 mezaninos de garagem. O 4º mezanino é destinado ao lazer, que contempla 60 itens. O primeiro andar residencial equivale ao 7º andar de um prédio normal, devido ao pé direito mais alto nos mezaninos. Uma das novas torres, com 32 andares, já está em pé. Agora está subindo a segunda, com 25­ andares. No total serão 180 unidades. Cada torre terá 4 apartamentos por andar, com elevador social individual para cada 2 apartamentos. À disposição, 7 plantas de 3 dormitórios e 1 planta de 2 dormitórios.

A conclusão do residencial está prevista contratualmente para dezembro de 2024 – mas o cronograma do Grupo Macuco, como sempre, prevê antecipar e entregar em dezembro de 2023.

Responder