Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Fotos Sandra Netto e ideiafix.com.br

Ibiza: 100% vendido!

Ibiza contempla apartamentos de 1 suíte com terraço, sala de estar e jantar, lavabo...

Ibiza: 100% vendido!

Sandra Netto

Cem por cento vendido, o Residencial Ibiza está sendo entregue em abril, em Santos, pela Engeplus Construtora e Incorporadora. O empreendimento está implantado na Rua São José, 193, Embaré, e destaca-se pelo elevado padrão de qualidade Engeplus, presente no portfólio da empresa, constituído em sua maioria por residenciais com recursos próprios e vários prédios para terceiros.

Localizado a duas quadras da praia, o Ibiza contempla apartamentos de 1 suíte com terraço, sala de estar e jantar, lavabo e 1 vaga de garagem, totalizando 52,12 metros quadrados de área privativa. O empreendimento tem lazer na medida, com salão de festas, fitness center e piscina com deck, e agrega serviços pay per use, que compreende housekeeping, lavanderia, concierge e smartsnack.

A Engeplus aplicou no Ibiza o modelo de sucesso vislumbrado no Residencial Ilha de Capri, outro campeão de vendas da empresa, o que foi decisivo para garantir a venda total das unidades num momento em que o mercado se recupera da crise econômica. Apartamentos compactos, com planta inteligente e destinado a um perfil de público exigente, que vai do investidor, passa pelo casal sem filhos e atende ao aposentado ou solteiro.

“O pay per use é um sistema muito bem aceito e está em sintonia com este modo de vida moderno e independente. É uma grande comodidade para o condômino, que pagará somente pelo que utilizar”, comentou o diretor-presidente da Engeplus, engenheiro Roberto Luiz Barroso, ao enfatizar outro diferencial de sucesso do empreendimento: a sustentabilidade. “Somos pioneiros na adoção de soluções construtivas sustentáveis, que resultam em economia na gestão do condomínio”.

Com a experiência somada ao longo de 30 anos de atividades, a Engeplus hoje idealiza seus projetos com o esforço de três gerações, representadas por Roberto Barroso, seu filho também engenheiro, Roberto Barroso Filho, e os dois filhos deste, igualmente engenheiros, Diogo e Juliana Godinho Barroso. O trabalho é conjunto desde a concepção até a entrega da obra, ainda que Barroso pai e a neta Juliana estejam mais focados na administração do empreendimento, cabendo a Barroso filho e Diogo a execução direta da obra. “O objetivo é buscar a perfeição para oferecer um produto harmonioso e que satisfaça o cliente”, afirmam os diretores.

Projeto arquitetônico do escritório Passarelli Zonis Arquitetura e Engenharia, o Ibiza compreende uma torre com 27 pavimentos, sendo subsolo, com garagem e bicicletário; térreo, onde ficarão as empresas terceirizadas que prestarão serviços, sala de administração, refeitório de funcionários, guarita e garagem; dois mezaninos de garagem; do terceiro ao 26º estão os andares-tipo, cada com 4 apartamentos, totalizando 96 unidades; e no 27°, a cobertura com os espaços de lazer.

Engenheiro responsável pelo empreendimento, Diogo contou que as obras foram iniciadas em maio de 2015 e está sendo entregue antes do prazo, o que, aliás, faz parte do padrão Engeplus. O engenheiro explicou que a fundação profunda foi feita com estacas de concreto escavadas com fluído estabilizante, executadas pela Fundamenta, enquanto a estrutura é de concreto armado convencional, com uso de alvenaria de vedação, mediante blocos cerâmicos.

Na questão da sustentabilidade, o sistema hidráulico foi projetado para utilizar água de reuso, mediante o aproveitamento das águas pluviais. Ou seja, toda a água que é captada pelas chuvas é destinada a duas caixas d’água construídas no subsolo. Depois, essa água é tratada e destinada aos vasos sanitários do prédio e lavagem das garagens e passeio público. “Estima-se que o sistema gera entre 20 a 30% de economia de água”, avalia Diogo, ao acrescentar que a iluminação é toda em LED nas áreas comuns e espaços de lazer e o empreendimento também conta com medidores individuais de água e de gás natural.

Combinando com as unidades compactas, o padrão de acabamento é o mesmo dos residenciais Ilha de Capri e Santorini, construídos recentemente. A fachada é toda revestida de pastilha cerâmica, com pele de vidro espelhado até o terceiro andar. Nas unidades os vidros dos terraços são laminados e as janelas são de correr com 4 folhas, com caixilhos e demais itens de acordo com a norma brasileira de desempenho. Os apartamentos também são entregues com porcelanato no dormitório, terraço e sala, e instalações para ar condicionado split no quarto e sala e aquecimento a gás.

Entre outros itens do projeto, o Ibiza é dotado de gerador de energia para situações de emergência e eficiente sistema de CFTV, com toda infraestrutura e câmeras de monitoramento nas garagens e em todos os pavimentos, incluindo espaços da cobertura. Há detectores de fumaça nos corredores e a escadaria de serviço é pressurizada, sendo que o elevador de serviço contempla antecâmara pressurizada. A guarita foi projetada para abrigar pessoa física e os portões das garagens são automatizados.

Conforme detalhou Diogo, uma política da Engeplus para ter o controle do padrão de qualidade na construção é utilizar produtos e sistemas de marcas consagradas e terceirizar o mínimo possível, mantendo equipes próprias, treinadas e classificadas. Completando esta estratégia, as empresas fornecedoras e os profissionais contratados são parceiros tradicionais e que demonstraram excelência nos empreendimentos entregues nos últimos anos.

Entre os fornecedores do Ibiza, o rebaixamento do lençol freático foi realizado pela Clemar Litoral Serviços e Locações de Equipamentos, que é dirigida por Genivaldo Justo Otero.

A Fundamenta Engenharia executou as fundações profundas em estacas escavadas com fluido estabilizante e nas fundações rasas foram utilizadas “sapatas’’ de concreto armado. O sistema de estacas escavadas foi adotado em função da natureza das cargas e tipo de solo no local e não gerou problemas com a vizinhança, destacou o diretor da Fundamenta, engenheiro Hélio Silva Júnior.

O controle tecnológico do concreto da estrutura do edifício foi executado pela Teste Tecnologia Estrutural e Engenharia Ltda. e segundo o diretor, engenheiro Franco Pagani, consistiu em checar, por meio de ensaios, a qualidade do concreto empregado na obra, com a finalidade de verificar principalmente sua durabilidade e resistência. Os ensaios são realizados no canteiro com o monitoramento durante toda a obra para confirmar a resistência correspondente à especificada no projeto estrutural.

A Concreto Cortesia atuou na prestação de serviços de bombeamento e fornecimento de concreto em lajes, vigas e pilares. Segundo detalhou o gerente da empresa na Baixada Santista, arquiteto Nelson Fernandez, a confiança mútua é a marca da antiga parceria entre a Cortesia e a Engeplus, e resultou em mais uma obra de alta qualidade.

A alvenaria foi feita com blocos cerâmicos da Ermida, adquiridos por meio da Tapinaré Representações, cujos responsáveis são Albano da Silva Soares e Cristiane R. Soares. Entre as vantagens de utilizar produto 100% natural, estão a baixa absorção de umidade, isolamentos térmico e acústico, proporcionando elevada performance na obra e mais conforto no interior das unidades, afirmaram os representantes da Tapinaré. “A Cerâmica Ermida é do Grupo Nivoloni, fabricante de cerâmica no país há mais de quatro décadas para a construção civil e segue normas internacionais de desempenho”.

A Magenta Alumínio Ltda. participou do Ibiza, fortalecendo a parceria com a Engeplus. No residencial foram executados os caixilhos em alumínio branco, com destaque para a fachada frontal tipo pele de vidro. Este tipo de esquadria colabora com a valorização do empreendimento, afirmou o diretor João Magenta.

Os serviços em gesso foram realizados pela JG Gesso. O sistema Drywall, de gesso acartonado, foi aplicado nos forros dos terraços e banheiros dos apartamentos, além de gesso liso no revestimento de paredes internas, enquanto as cozinhas receberam molduras. A JG Gessos comemora 27 anos de tradição, e a parceria com a Engeplus é motivo de orgulho para os diretores Bertolino Carvalho da Silva, o Galego, e Suzete Oliveira Damasceno.

A Sistema Ar Condicionado foi responsável pela implantação da infraestrutura para instalação de condicionadores de ar split, no sistema convencional e inverter, afirmou o diretor da empresa, Luiz Caetano Antunes de Paiva.

As pedras naturais foram fornecidas pela Marmoraria Santista, declarou o diretor André Glerean: “Estamos satisfeitos por termos participado em mais este empreendimento da Engeplus, selando uma parceria de muitos anos, cumprindo prazos com pontualidade”.

A Atlas Schindler equipou o Residencial Ibiza com três elevadores da linha S3600, com acabamentos em aço inoxidável, velocidade de 150 m/min, capacidade para 11 passageiros, em todos os equipamentos. A linha S3600 tem como diferenciais o espaço das cabinas, que permite aos usuários uma maior sensação de conforto e espaço, o desempenho no funcionamento, através de viagens mais rápidas, suaves e silenciosas e o design, que combina modernidade e sofisticação.

A Thema Soluções, que há 31 anos atua nas áreas de telecomunicações, centrais de portaria, antenas coletivas, automatização de portões e de segurança eletrônica (câmeras e alarmes), forneceu e instalou o Sistema de Interfonia e Monitoramento de Câmeras. Segundo o diretor comercial João Henrique da Silva, os equipamentos são digitais e exigem equipe técnica treinada e especializada para sua implantação.

Em sintonia com os diferentes projetos complementares, a Engeplus definiu projetos de decoração para as áreas comuns e um apartamento modelo. Eles foram elaborados pelas arquitetas Cecília Passarelli e Alexandra Ruiz, e envolveram hall de entrada, salão de festas, fitness center e deck da piscina, que estão sendo entregues mobiliados. O apartamento modelo foi uma valiosa ferramenta para dar rapidez às vendas e teve conceito clássico, em cores neutras. Entre os diferenciais, o armário planejado com porta deslizante de espelho e a TV de LED embutida.

A Informal Móveis Externos forneceu o mobiliário para o salão de festas e os espaços de lazer, conforme projetos e consultoria das arquitetas Cecília e Alexandra. Segundo o diretor Vítor Simões, as cadeiras do salão de festas são revestidas em couro ecológico e as mesas têm base em inox (mais resistentes à maresia), enquanto os móveis da piscina são em alumínio e tela. Para o hall social, destaque para as duas poltronas Barcelona.

Residencial Ibiza: localização privilegiada, junto ao Canal 4, a duas quadras da Praia do Embaré

Apartamento modelo do Residencial Ibiza: conceito clássico, em cores neutras…

…facilidade ao cliente e eficiente ferramenta para dar velocidade às vendas

Responder