Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Fotos Sandra Netto

Capacitação de trabalho em altura

Treinamento no canteiro de obras foi ministrado em dois estágios, com treinamento teórico e prático

Capacitação de trabalho em altura

Cumprindo a Norma Regulamentadora NR-35, a Tedesco Instalações Hidráulicas promoveu programa para capacitação de seus colaboradores para realizar trabalho em altura com segurança. Em dois estágios, com treinamento teórico e prático, os trabalhadores foram preparados para atuar em empreendimentos que a empresa é parceira em Santos, como nos residenciais Morada 58, da Xavel, e Crystallus, da Plano & Forma.

Conforme destacou Alfredo Tedesco Júnior, a capacitação está inserida na política de formação continuada de seus colaboradores, visando cumprir as exigências legais e garantir a máxima qualidade nos serviços prestados às construtoras de Santos e litoral paulista.

O treinamento foi desenvolvido e aplicado pela Invicta Saúde Ocupacional e ministrado por Alexandre J. de Carvalho, técnico de Segurança do Trabalho. Com carga de oito horas e participação de oito colaboradores, o conteúdo programático envolveu as normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes e medidas de prevenção e controle; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; equipamentos de proteção individual para trabalho em altura; acidentes típicos em trabalhos em altura; e condutas em situações de emergência.

A NR-35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, que envolve toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda. As medidas englobam o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. A norma se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão dessas, com as normas internacionais aplicáveis.

A NR-35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção

Responder