Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Divulgação

Ansiedade infantil

Impaciência, medo, hábito de roer as unhas, vergonha são alguns dos sinais mais comuns

Ansiedade infantil

A ansiedade infantil pode ser confundida com birra ou comportamento típico de criança mimada. Porém, há alguns sintomas que se aparecerem em conjunto podem caracterizar o transtorno. De acordo com Sarah Lopes, psicóloga do sistema Hapvida Saúde, as crianças que têm medo, roem as unhas com frequência, sentem vergonha, têm impaciência e medo de dormir sozinho no seu quarto, fazem xixi na cama, têm fobia escolar e que sempre querem estar perto dos pais são aquelas que, possivelmente, sofrem de ansiedade infantil.

Todos estes sintomas podem variar de acordo com o gênero e idade da criança, mas a ansiedade infantil geralmente afeta pessoas de 6 a 8 anos de idade, fase em que elas começam a apresentar autonomia, prejudicando o desenvolvimento e fazendo com que este comportamento seja levado também para a vida adulta. A rotina escolar também é afetada e algumas crianças podem até mesmo perder conteúdos importantes. Já na vida pessoal, pode existir uma limitação e o desenvolvimento de um conceito negativo sobre si mesma, dificultando a sociabilidade.

Para a especialista, o frequente uso da tecnologia é, atualmente, um dos principais fatores para o desenvolvimento da doença. Afinal, hoje em dia, os smartphones e tablets são os “brinquedos” preferidos das crianças e é cada vez mais comum encontrá-las entretidas com os aparelhos, tanto no ambiente domiciliar como também nas escolas e lugares públicos. Desta forma, elas se acostumam muito facilmente com o imediatismo e têm cada vez menos paciência para lidar com tudo que demande um pouco mais de tempo e espera. Para a psicóloga, a percepção dos pais é algo fundamental para o tratamento da ansiedade.

Responder