Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Praticidade e conforto

Piso Noz-Pecan Coleção Heritage Linha Essence

Praticidade e conforto

O piso vinílico chama a atenção por agregar benefícios que vão da instalação prática e rápida ao conforto de não se preocupar com o “toc-toc” dos passos, tornando-se uma das principais alternativas ao tradicional piso frio das construções e reformas brasileiras. Embora não seja um tipo de piso novo, é preciso conhecer as especificidades do produto para garantir que, da compra ao uso no dia a dia, tudo corra bem. Líder na fabricação de vinílicos, a Tarkett reuniu as dúvidas mais frequentes.

Afinal, o que é piso vinílico? O vinílico é composto por PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Ele pode ser homogêneo, ou seja, possui uma massa única em uma ou mais camadas, ou heterogêneo, onde há camadas diferentes entre si. Não confundir com o laminado, que é um piso composto por fibras de madeira, papel e outros materiais.

Quais são os formatos disponíveis? O mercado de vinílicos oferece opções modulares – réguas e placas – ou monolíticas em mantas, com diferentes dimensões, estampas e cores. A maior parte dos modelos de placas e réguas é aplicada com adesivo e possui juntas secas, mas há a opção de vinílicos com sistema de encaixe, conhecidos como “clique”, que dispensam o uso de adesivo.

Onde comprar? É normalmente comercializado na referência metro quadrado por meio de revendas especializadas que podem ou não oferecer também o serviço de instalação. Os fabricantes não costumam oferecer a instalação. Ao comprar, verifique se as características do piso, como a espessura e a classificação de uso, são compatíveis com a rotina do espaço desejado. É importante escolher a cor com base na amostra física do produto, pois imagens digitalizadas ou impressas podem trazer variações de tons.

Onde pode ser instalado? Após aguardar o período de aclimatação do produto ao ambiente, geralmente de 24 horas, o vinílico deve ser instalado em pisos e paredes por profissional especializado. A base deve estar limpa, nivelada, seca, curada e impermeabilizada, se necessário. Um dos grandes benefícios é a possibilidade de aplicá-lo por cima de determinados revestimentos, desde que estejam preparados para tal.

Ele pode ser aplicado sobre cimento, laje de concreto, cerâmica e porcelanato, além de mármore e granito polido. Evite instalações sobre ardósia comum, cimento queimado, madeira, tacos, laminados, parquets, cerâmicas desniveladas, com placas soltas e/ou juntas maiores que 5 mm. Neste caso, é preciso remover e refazer o contrapiso antes de aplicar o vinílico. Nunca instale em áreas externas ou abertas.

Ao contrário do que ocorre na instalação de pisos laminados “clicados”, os vinílicos com sistema de encaixe não precisam de um espaço entre o piso e a parede para dilatação.

Podem ser lavados? Com exceção dos modelos com sistema “clique”, os vinílicos colados podem ser lavados, mas não podem ficar com água empoçada, o que vai causar o descolamento das peças ao longo do tempo. Após a instalação de pisos colados, é preciso aguardar ao menos sete dias antes de lavá-lo, pois este é o tempo de cura do adesivo.

Qual a durabilidade? A durabilidade de qualquer tipo de piso está associada às boas práticas e hábitos de instalação, uso e manutenção. É importante saber qual a garantia da marca contra defeitos de fabricação e quais as orientações básicas de limpeza e conservação. Para evitar danos à superfície, evite arrastar móveis pesados e acrescente feltro aos pés de mesas e cadeiras.

Mais em www.tarkett.com.br

Responder