Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Maura Mello/Divulgação

Moderna e elegante

Projeto de Dantas & Passos Arquitetura: marcenaria cinza nos armários inferiores e superiores

Moderna e elegante

O cinza é uma das cores que seguem em alta quando o assunto é eleger um tom para investir em projetos de mobiliários, considerando que valorizar uma cor específica pode ser sinônimo de elegância. As arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, Carina Dal Fabbro, do escritório que leva seu nome, e o arquiteto Renan Altera, do Altera Arquitetura, elencaram dicas para tornar gostoso, acolhedor e descontraído o ambiente monocromático.

Por se tratar de cor neutra, a composição do cinza com outras tonalidades não é tarefa complicada. Considerado um tom frio dentro do espectro das cores, o cinza se integra de forma harmônica com os amadeirados e tons quentes, variando de acordo com o ambiente e a decoração.

Em uma cozinha clássica, cores como o preto, branco ou bege são ótimas escolhas que contribuem para projetos repletos de personalidade. Integrado com a madeira, o resultado caminha para um ambiente equilibrado. “Entre suas características, o cinza tem a capacidade de enaltecer as cores que o acompanham, destacando principalmente os tons amadeirados”, afirma Carina.

Para ambientes com proposta mais descolada, conduzindo para um estilo mais contemporâneo, o cinza pode vir acompanhado por tons mais vibrantes, como o turquesa, laranja, verde, amarelo ou o pink. Já quem gosta da essência escandinava e clean tem a possibilidade de associar o cinza com madeiras mais claras e tons pastel, enquanto no industrial o décor pode contemplar pitadas de preto e o quente do terracota, muitas vezes presente em elementos com o tijolinho aparente.

Junto com a decisão pelo cinza, o acabamento da marcenaria é outro ponto relevante a ser considerado. Dessa forma, o cinza pode marcar presença em laminados, painéis de BP, melamínicos, laca ou MDF revestido em tons mais escuros (grafite) ou claro (cristal) – muito indicados para cozinhas em função de sua solidez.

Para Renan, objetos decorativos como utensílios amadeirados, bandejas, plantas ou mini horta, porta temperos, pratos decorativos, cantinho do café, fruteiras, tapetes e itens de vidro, no geral, são excelentes opções para adornar um ambiente de cozinha predominantemente cinza.

Independentemente da cor da cozinha, a iluminação precisa ser pensada com carinho. Além de bem distribuída para facilitar o dia a dia, o projeto luminotécnico propicia um clima mais aconchegante e especial. Na cozinha, a iluminação pode ser associada com uma mescla de luzes frias e quentes. Enquanto a fria evoca o contraste e é mais indicada em áreas de preparo, a luz quente emana aconchego, se configurando como a escolha acertada para as áreas de refeições. “Em cozinhas com armários ou base toda cinza, a luz pode ser absorvida pelos materiais mais escuros. Assim, sempre avaliamos o projeto como um todo para que o ambiente não fique escuro”, sugere Danielle: “É recomendável buscar lâmpadas com alto IRC para que a cor dos alimentos não seja alterada”.

Responder