Seguro e eficiente
Nelson Tucci
O Civic EX CVT 2018/19 proporciona duas boas sensações: a visual, de um modelo redesenhado; e a de dirigir. O sedã, que se ajustou para brigar com a concorrência, assumindo um perfil mais esportivo em suas linhas, pode ser uma boa pedida para quem gosta de carros maiores.
Com um pouco de habilidade, o/a motorista contorna facilmente o tamanho do carro em meio ao trânsito de uma cidade como São Paulo e se adequa às apertadas vagas de garagem de edifícios residenciais.
O bom mesmo, contudo, é fazê-lo rodar livremente na estrada, a exemplo do que fizemos com o modelo. Internamente apresenta espaço mega confortável, tanto para o/a motorista quanto para os passageiros (ele tem 2,7 m de entre-eixos). Com os vidros fechados não se ouve o motor; é extremamente silencioso.
Os espelhos laterais, retráteis, são fáceis de ajustar, a câmera de ré é ótima e a central multimídia no painel resolve bem. A direção elétrica de relação variável é formidável e os freios (a disco) respondem sempre que preciso. Tem assistente de subida.
Além da direção, o câmbio é digno de elogios, com sequências automáticas suaves. O Civic EX traz controles eletrônicos de tração/estabilidade, proporcionando conforto e segurança na hora da pilotagem. A suspensão é bem equilibrada.
E, creia, agora vem a parte difícil: dirigir este bólido em uma velocidade constante entre 80 km/h e 100 km/h. Se conseguir… parabéns! Além de tornar a viagem muito segura, o carro te entregará um consumo de até 15,6 km/litro (gasolina). No trecho urbano, andando na “maciota” também, ele fez 10,5 km/l (g). Isto com pouco peso, mas ar condicionado ligado direto.
Civic EX CVT: internamente é mega confortável