Edição 355 Agosto 2024
Edição 355Agosto 2024
Quarta, 18 De Setembro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Mobilização pelo “Decreto dos Portos”

Os presidentes da Comissão de Portos e da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec), Sergio Salomão; da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), José Di Bella Filho; da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro; e do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, anunciaram que as entidades ingressaram no Tribunal de Contas da União (TCU) como parte interessada no processo que analisa o “Decreto dos Portos”.

Há um ano o setor portuário aguarda a eficácia do Decreto nº 9.048/2017, que destrava investimentos da ordem de R$ 23 bilhões. “Nós cansamos de ouvir equívocos em relação ao decreto. O texto foi feito com a melhor das intenções, com transparência e lisura”, disse Sergio Salomão.

“O decreto dá forma às políticas públicas do setor. São mais de 20 itens listados e o TCU analisa apenas três aspectos”, argumenta Di Bella. Para ele, o instrumento traz chances dos terminais se adequarem à nova economia do país.

O texto do decreto, elaborado por um Grupo de Trabalho do Ministério dos Transportes, deriva de ampla consulta com a contribuição de entidades empresariais portuárias. O documento prevê a regulação da Lei nº 12.815/13, priorizando a segurança jurídica do setor portuário, a desburocratização da tomada de decisão, e primordialmente a atração de investimentos para aumento de capacidade.

Responder