Edição 284Setembro 2018
Terça, 25 De Setembro De 2018
Editorias

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Fotos Divulgação e Nelson Tucci

Juntos, conforto e economia

Jetta 1.4 TSI: ar esportivo em um modelo presumidamente clássico

Juntos, conforto e economia

Nelson Tucci

Esqueça o motor 1.4 tradicional. Quem anda no Jetta 1.4 TSI, da mesma família EA211 que equipa o Golf e o Audi A3, se surpreende. Apesar de seus robustos 1.298 kg, o carro é econômico. Ah, e anda muito. São 150 cv para você se divertir no torque (25,4 kgfm).

O carro é bonito por fora e por dentro. Avaliamos o modelo Comfortline 1.4, que tem bancos de couro, uma excelente direção elétrica, volante multifuncional, espelhos elétricos, controle de estabilidade, central multimídia e teto solar, conferindo aquele ar esportivo em um modelo presumidamente clássico.

Confortável ao dirigir, o câmbio automático Tiptronic, de 6 marchas, facilita bem a vida – inclusive no item consumo, ao contrário de modelos concorrentes. Ao fazer o tal do downsizing, substituindo o defasado motor 2.0, a Volkswagen acertou em cheio com este 1.4 turbinado.

No geral, o carro é silencioso e bem tracionado. A suspensão, embora macia, ajusta-se bem nas curvas e não dá sustos. Para quem anda de SUV, inicialmente o sentirá bem próximo do solo, mas logo se acostuma. Para viajar tem um porta-malas tudo de bom, de 510 litros, e oferece bom espaço para todos os cinco ocupantes.

Rodando a gasolina, na cidade fez mais de 12 km/l, no circuito misto cidade+estrada chegou a 13,4 km/l e só na estrada (rodando em 6ª marcha, velocidade contínua e abaixo de 2.500 rpm) esticamos o consumo a 18,7 km/l (veja a foto). Resumo: trata-se de um carro e tanto!

Veículos_Jetta_03

18,7 km/l na estrada, rodando em 6ª marcha, velocidade contínua e abaixo de 2.500 rpm