Edição 298Novembro 2019
Quarta, 11 De Dezembro De 2019
Editorias

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Fusão fortalece empresas de shoppings

A Sonae Sierra Brasil (B3: SSBR3) e a Aliansce Shopping Centers (B3: ALSC3) concluíram acordo para potencial fusão de suas atividades, da qual resultará a maior empresa do país em número de shopping centers sob gestão: Aliansce Sonae Shopping Centers S/A. A nova Companhia permanecerá listada no segmento do Novo Mercado da B3. O Bank of America Merrill Lynch assessorou a Aliansce, e o Itaú BBA, a Sonae Sierra Brasil. A concretização da operação está condicionada à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e seu fechamento deve ocorrer ainda este ano. Até então, as companhias permanecerão completamente separadas e independentes.

O bloco de controle da companhia será composto por quatro acionistas principais, detentores da maioria do capital: CPPIB (Canada Pension Plan Investment Board), Renato Rique, OFO (Grupo Otto) e Sonae Sierra SGPS. A participação final na empresa será de 67,9% para os acionistas da Aliansce e de 32,1% para os acionistas da Sonae Sierra Brasil.

A possível fusão dos negócios garante à nova empresa um portfólio complementar e diversificado geograficamente com 40 shoppings, sendo 29 próprios e outros 11 administrados. O portfólio será o segundo maior do setor de shopping centers no Brasil em Área Bruta Locável (ABL), com total administrado de aproximadamente 1,4 milhão de m² e cerca de 7 mil lojas.

O volume total de vendas dos shoppings próprios das duas empresas somou aproximadamente R$ 14,8 bilhões nos últimos 12 meses. A nova companhia nasce com receita líquida de R$ 876 milhões e Ebitda de R$ 630 milhões nos últimos 12 meses, o que a torna a terceira no ranking nestes indicadores, entre as empresas listadas de shopping centers do país.

Com a concretização da transação, Renato Rique será o presidente do Conselho de Administração, Rafael Sales o diretor presidente e José Baeta Tomás, o diretor de integração. “O fortalecimento dos investimentos na qualidade dos serviços, a complementariedade dos portfólios, a capacidade de inovação e a presença de especialistas no negócio potencializarão nossas oportunidades e realizações em todo o país”, destaca Tomás, atual diretor presidente da Sonae Sierra Brasil.