Edição 351Abril 2024
Domingo, 05 De Maio De 2024
Editorias

Publicado na Edição 334 Novembro 2022

CTR avança processo sustentável

A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração, ampliou o Centro de Triagem de Resíduos (CTR) de seu programa de gerenciamento de resíduos. O objetivo é dar uma segunda vida aos resíduos gerados na Atlantic Nickel, ativo do Grupo produtor de concentrado de níquel, na Bahia, para avançar o processo de Economia Circular e estimular a cadeia de sustentabilidade em todas as frentes.

Com capacidade de triagem e destinação de 3.000 ton/ano, o novo CTR implantado no município de Itagibá, no Sul do estado, possui potencial de gestão de resíduos superior à antiga unidade. No local, são realizados o recebimento, triagem, armazenamento temporário até a sua destinação ambientalmente adequado dos resíduos da mina Santa Rita. São 1.506 m² de área total, com uma estrutura de ponta e tecnologia especializada.

A mineradora dá segunda vida a cerca de 90% de seus resíduos e até 2025 tem como meta atingir 100% de reaproveitamento dos reutilizáveis. Os resíduos recicláveis (plástico, alumínio, papel etc.) são doados às associações de catadores. Outra parte, provenientes de processos de manutenção com presença de óleos e graxas, é encaminhado para indústrias cimenteiras, que os transformam em combustível para seus fornos. Na produção de cimento, o material substitui o combustível fóssil, o que acarreta na redução das emissões de CO2 no processo.

Responder