Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Divulgação

Cabos elétricos que suportam até 500°C

Cofibam: cabos para altas temperaturas

Cabos elétricos que suportam até 500°C

A utilização de cabos inapropriados às necessidades de um empreendimento pode trazer sérias consequências, como incêndios e prejuízos. Atenta às necessidades do mercado, a Cofibam, que fabrica cabos elétricos especiais, desenvolveu produtos para altas temperaturas. São nove linhas (Cofialt, Cofisil, SHT, Cofiflon, KHT, MHT, LM, Cofidox-Radoxil e Cofisolda), que reúnem 29 tipos de cabos com características diferenciadas, seja aplicações em equipamentos com altas temperaturas, como estufas e fornos, pontos críticos em veículos ou ambientes, entre outros.

A linha Cofisil, por exemplo, é composta por nove tipos de cabos, sendo oito operando com temperaturas entre -70°C e 200°C e um que opera até +150°C. Há modelos com as mais variadas tensões, que vão de 300V a 750V. São resistentes a condições de umidade, óleos, graxas e vapores corrosivos.

A linha SHT compreende dois tipos de cabos que operam com temperaturas entre -70°C e 300°C, com tensão de 750V. A diferença entre os dois é que o cabo SHT FG 300 tem como cobertura uma trança têxtil impregnada com verniz resistente ao calor, para agregar proteção mecânica adicional. São resistentes a condições de umidade, óleos, graxas e vapores corrosivos.

A linha Cofialt possui dois tipos de cabos, que operam com temperaturas até +200°C. Uma linha trabalha com tensões de 3KV, 5KV, 7KV ou 15KV, enquanto a outra (UL) atua em 1,1KV, 4,2KV, 7,2KV, ou 15KV. A linha se destaca por ótima rigidez dielétrica, aliada a alta flexibilidade e, por conseguinte, maior facilidade de manuseio e instalação.

Os cabos da linha Cofiflon são projetados para atender as aplicações que requeiram altas temperaturas (200°C), aliada a alta resistência química e baixo dimensional. A Cofibam foi pioneira na fabricação deste material, sendo a única empresa nacional que possuiu o direito de uso da marca Teflon de propriedade da DuPont.

As linhas KHT/MHT são compostas pelos cabos KHT 400 e MHT-500 que operam com temperaturas até +500°C e tensão de 750V. A diferença entre os dois é que o cabo MHT é construído com dupla isolação mineral especial para garantir o incremento de temperatura. Há ainda as linhas LM, Cofidox-Radoxil e Cofisolda.Mais em www.cofibam.com.br

Responder