Edição 310Novembro 2020
Segunda, 30 De Novembro De 2020
Editorias

Publicado na Edição 251 Dezembro 2015

Divulgação

Pisa da uva na Quinta do Olivardo

Pisa da uva: uma das etapas mais importantes para a produção de bom vinho

Pisa da uva na Quinta do Olivardo

A pisa da uva na Quinta do Olivardo, em São Roque, no interior do Estado de São Paulo, acontecerá nos dias 16, 23 e 30 de janeiro, período que começa a colheita da uva na região. As principais variedades cultivadas são Isabel, Lorena e Niágara branca, rosada e violeta. Assim que são retirados dos parreirais, os cachos vão para o lagar, construção em pedras usada para a pisa da uva, onde serão pisados e se transformam em vinho artesanal da melhor qualidade.

Colheita manual da uva: ao final, turista participaram da pisa Divulgação

Colheita manual da uva: ao final, turista participaram da pisa

O diferencial é que o preparo não fica só por conta dos produtores. Os visitantes que passam por lá também podem participar da colheita e da tradicional pisa dos frutos – uma experiência que mistura aromas, sensações e prazeres inesquecíveis. No dia da pisa, os visitantes recebem um cesto e um chapéu e, assim como faziam os antigos colonos, percorrem os caminhos formados pelos parreirais para colher os cachos dos frutos. Ao final da colheita manual, os turistas seguem para a parte mais esperada do dia: a pisa. Os cestos com os frutos são despejados no lagar e os visitantes são convidados a subir no espaço para pisar nos frutos, ao som de músicas do folclore português.

No almoço é servida a Espetada Madeirense, com pedaços de carne bovina espetados em um galho de louro e assados na brasa, servidos com milho frito.

Na Quinta do Olivardo são cultivados 4 mil pés de uva, que resultam em 20 mil litros de vinho. “A pisa da uva é uma das etapas mais importantes para a produção de um bom vinho e é muito enriquecedor que o turista tenha essa experiência de auxiliar na colheita e pisa”, diz Olivardo Saqui, proprietário da Quinta do Olivardo: “É a valorização da importância que o vinho tem para nossa cultura, além de promover a confraternização de amigos e familiares em torno de uma boa mesa”.

A Quinta do Olivardo está no km 4 da Estrada do Vinho, com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Reservas pelos telefones (11) 4711.1100 e 4711.1923. Mais informações em www.quintadoolivardo.com.br

Responder