Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 240 Janeiro 2015

Divulgação

Memória das Cataratas

Espaço Memória das Cataratas: fotos, objetos, móveis antigos...

Memória das Cataratas

O Parque Nacional do Iguaçu comemorou 76 anos de existência com a implantação do Espaço Memória das Cataratas, que proporciona ao visitante a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do atrativo turístico. A instalação possui 130 metros quadrados e é permanente no Centro de Visitantes. Ela apresenta um variado acervo com 1.500 fotografias digitalizadas, todas legendadas e contextualizadas, e uma série de depoimentos históricos. O conteúdo pode ser consultado nos terminais interativos. No ambiente, as pessoas também podem apreciar objetos, móveis antigos, fotografias impressas e painéis. Uma mídia exclusiva para vídeos expõe documentários diariamente.

De acordo com Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu e idealizador do projeto, o Espaço Memória das Cataratas é a consolidação de um longo trabalho de pesquisa, um ambiente interativo, democrático, vivo e em constante atualização da história do parque, das Cataratas do Iguaçu e da região.

Para dar continuidade e manter o espaço vivo, Pegoraro convida as pessoas que possuem fotografias, quadros, objetos antigos, a procurar a equipe do Espaço Memória das Cataratas, que atende no local. “Gostaríamos muito de poder receber estas doações para enriquecer cada vez mais o nosso acervo”. O Projeto Memória das Cataratas foi lançado, oficialmente, em 10 de janeiro de 2009, quando o parque completou 70 anos. Comunidade acadêmica e diversos historiadores já destacavam a importância desse resgate. No ato ocorreu também o lançamento do livro “Meu vizinho, o Parque Nacional do Iguaçu”, de autoria dos escritores Marcos Sá Corrêa e Lorenzo Aldé.

De forma itinerante, o até então Projeto Memória das Cataratas ganhou visibilidade em feiras, espaços públicos, eventos, entre outros lugares. Segundo Pegoraro, a exposição nestes cinco anos chegou a milhares de pessoas.

O Espaço Memória das Cataratas conta com investimentos da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A e contribuições da Itaipu Binacional e Fundo Iguaçu.

Responder