Edição 350Março 2024
Terça, 16 De Abril De 2024
Editorias
Edição 240 Janeiro 2015

Edição 240 Janeiro 2015

→ Visualizar versão impressa em PDF

Regime de bens no casamento

Regime de bens no casamento

Bruno Luiz Barros e Silva

O regime de bens é o conjunto de regras que os nubentes devem escolher para definir juridicamente como os bens do casal serão administrados durante o casamento. Ele deve ser escolhido quando os noivos fazem o pedido da habilitação do casamento.

O regime de bens obedece a três princípios básicos: o da imutabilidade, o da irrevogabilidade e o da livre estipulação. Dá-se a imutabilidade e, consequentemente, a irrevogabilidade, para garantir o interesse dos cônjuges e de terceiros, isto é, evitar que uma das …

Leia mais

Consumidor & Cidadania – Edição 240

Consumidor & Cidadania – Edição 240

. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) elaborou a cartilha “Financiamento de Veículos: principais cuidados” para divulgar as novas regras, no caso de inadimplência, para retomada de carros, motos e produtos automotivos financiados. Com apenas um dia de atraso no pagamento da parcela, o banco já pode enviar uma notificação para o devedor, iniciando o processo de busca que pode recuperar o veículo em menos de uma semana, sem que haja tempo para negociação da dívida ou correção de eventuais falhas no processo de pagamento.


. Para …

Leia mais

Hotel Comfort Santos. Padrão internacional

Hotel Comfort Santos. Padrão internacional

Sandra Netto

A Torre Maior Empreendimentos está implantando na Ponta da Praia o Hotel Comfort Santos, uma bandeira da Atlantica Hotels Internacional. Localizado na Avenida Rei Alberto I, 177, junto aos clubes náuticos, a estratégia de mercado do empreendimento considerou o reconhecido déficit de leitos para hospedagem na cidade e região, além de avaliar diferentes fatores, como o cenário econômico e a projeção de investimentos no setor portuário e na cadeia de óleo e gás.

A Torre Maior foi idealizada pelos irmãos engenheiros Júlio e Lélio Console Simões, …

Leia mais

Reconciliar após a traição

Reconciliar após a traição

Embora não haja uma regra para lidar com a traição, algumas medidas podem ajudar o casal que, após o episódio, busca a reconciliação. “Cada indivíduo tem uma tolerância para a infidelidade, alguns são capazes de perdoar, outros preferem romper definitivamente o relacionamento”, avalia a terapeuta ecoach Erica Aidar, ao ponderar que, além de valores individuais, o grau de envolvimento afetivo pode sinalizar a possibilidade ou não do perdão: “A traição não precisa significar necessariamente o término de uma relação, desde que o casal tenha maturidade para enfrentar …

Leia mais

Cuidados para evitar a desidratação

Nestes dias de extremo calor, os cuidados devem ser redobrados para evitar a desidratação, caracterizada pela baixa concentração de água e sais minerais no corpo. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em média, 24,8 pessoas são internadas por dia em hospitais públicos do Estado vítimas da desidratação.

Alguns fatores contribuem para as crianças serem mais suscetíveis à desidratação, dentre os quais está a ocorrência de doenças que provocam diarreia e vômitos. “Crianças menores acometidas por estes males sofrem uma grande perda de líquido. Além …

Leia mais

Gente & Fatos – Edição 240

Festejando os 48 anos de emancipação político-administrativa de Praia Grande, o prefeito Alberto Mourão deu início, literalmente, às obras da quadra poliesportiva coberta no loteamento Jardim Aloha, no Bairro Nova Mirim, que integra o Programa Avança PG. Na oportunidade, Mourão anunciou para este ano a construção de mais seis escolas municipais.


Ricardo Tozzi, ao lado do prefeito Luis Claudio Bili, e demais intérpretes dos personagens principais da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2015 – O Musical: na coletiva de Imprensa, o entusiasmo em participar do …

Leia mais

Não à barbárie!

Luiz Carlos Ferraz

É difícil acreditar que tenha havido alguém no planeta que, de um jeito ou de outro, não tenha tido conhecimento do ato terrorista direcionado a jornalistas franceses que teimam em direcionar seu humor e sarcasmo contra temas considerados para eles grotescos – mas que para outros não devem ser alvo de riso –, o que, desde já, poderia gerar um amplo debate sobre “liberdade com responsabilidade”, ou “minha liberdade termina onde começa a sua”. O viés da questão, contudo, não pretende simplesmente estabelecer tais parâmetros, …

Leia mais

Lei visa igualdade racial

Lei visa igualdade racial

O governador Geraldo Alckmin sancionou em janeiro o Projeto de Lei Complementar nº 58, de 2013, que institui o sistema de pontuação diferenciada para negros, pardos e indígenas em concursos do Governo do Estado de São Paulo. Estudos realizados pelo Estado demonstraram a baixa representatividade desses segmentos nos quadros funcionais do serviço público paulista, em comparação aos percentuais de raça ou cor declarados em pesquisas demográficas.

“São Paulo é a terra de todos os povos e etnias”, afirmou o governador: “Com essa lei, estamos dando um passo importante …

Leia mais

Enfrentar o déficit habitacional da região

Enfrentar o déficit habitacional da região

A Baixada Santista estará representada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por três deputados estaduais: Paulo Corrêa Jr., 38 anos, eleito com 38.489 votos pelo Partido Ecológico Nacional (PEN); Caio França (PSB), 26 anos, e Cássio Navarro (PMDB), 36 anos. Dando continuidade à série de entrevistas com os representantes políticos eleitos em 5 de outubro (nas edições anteriores foram publicadas matérias com os deputados federais João Paulo Tavares Papa, PSDB, Beto Mansur, PRB, e Marcelo Squassoni, PRB), o Perspectiva ouviu as opiniões do bacharel em Direito …

Leia mais

Memória das Cataratas

Memória das Cataratas

O Parque Nacional do Iguaçu comemorou 76 anos de existência com a implantação do Espaço Memória das Cataratas, que proporciona ao visitante a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do atrativo turístico. A instalação possui 130 metros quadrados e é permanente no Centro de Visitantes. Ela apresenta um variado acervo com 1.500 fotografias digitalizadas, todas legendadas e contextualizadas, e uma série de depoimentos históricos. O conteúdo pode ser consultado nos terminais interativos. No ambiente, as pessoas também podem apreciar objetos, móveis antigos, fotografias impressas e …

Leia mais

Vindima celebra a colheita da uva

Vindima celebra a colheita da uva

A Vindima, tradicional festa que celebra a colheita da uva, está agitando São Roque, em São Paulo, e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. No interior de São Paulo a festa vai até 8 de fevereiro, com diferentes atividades, que incluem a tradicional pisa da uva. Com 60 anos de história, a Vinícola Góes participa aos sábados e domingos da recepção de turistas na Estrada do Vinho, km 9, em Canguera. No parreiral os visitantes colhem as uvas direto da videira, enquanto na fábrica todo o processo …

Leia mais

André Bozola presidirá a Aprecesp

André Bozola presidirá a Aprecesp

O prefeito de Socorro, André Bozola, foi eleito por aclamação o novo presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), que congrega 70 estâncias. O evento na Assembleia Legislativa do Estado teve a presença do secretário de Estado de Turismo, Roberto de Lucena, que colocou a Pasta à disposição do trade turístico e de técnicos do setor para “um melhor resultado, em um trabalho de parceria, para fomentar o turismo estadual”. Enfatizou Lucena: “Precisamos de mais divulgação, tanto em outros Estados como …

Leia mais

Carnaval agita Passarela Dráuzio da Cruz

Carnaval agita Passarela Dráuzio da Cruz

Santos prepara a mais animada festa carnavalesca da Região Metropolitana da Baixada Santista, programando três dias de desfiles na Passarela do Samba Dráusio da Cruz, na Avenida Afonso Schmidt, na Zona Noroeste. A abertura do Carnaval 2015 será no sábado 14 de fevereiro com apresentação da Corte Carnavalesca, seguida pelas duas agremiações pleiteantes, “Mãos Entrelaçadas” e “Unidos da Baixada”, e as cinco escolas do grupo de acesso, “Camisa Alvinegra”, “Dragões do Castelo”, “Unidos da Zona Noroeste”, “Império da Vila” e “Mocidade Dependente do Samba”. Nos dois dias seguintes …

Leia mais

“Verdes” já são 10% do PIB do setor

“Verdes” já são 10% do PIB do setor

O valor das construções com projetos registrados para receber certificações de obra sustentável, os chamados prédios “verdes”, atinge 10% do total do PIB de edificações – subdivisão do PIB da construção civil que exclui obras de infraestrutura. Em 2010, os prédios “verdes” não ultrapassavam 3% do PIB setorial. O valor total dos imóveis que reivindicam o selo sustentável atingiu R$ 13,6 bilhões em 2012, em comparação com um PIB de edificações de R$ 163 bilhões no mesmo período, segundo estudo realizado pela EY, a antiga auditoria Ernst & …

Leia mais

Carnaval Santista. Mais de 100 anos de folia e grandes feitos

Carnaval Santista. Mais de 100 anos de folia e grandes feitos

Um dos mais importantes historiadores do Carnaval Santista, Bandeira Júnior, fazia questão de enfatizar nos seus escritos: “O Carnaval Santista é, talvez, o único na face da Terra que nasceu numa data certa – 14 de fevereiro de 1858“.

Naqueles anos 1850, Santos possuía pouco mais de 7.400 habitantes. Em 1857, vários foliões se reuniram para criar a Sociedade Carnavalesca Santista, que nasceu com a tarefa de organizar uma festa sensata e alegre, que pudesse ser usufruída por toda a família. Depois de produzir o estatuto da Sociedade, …

Leia mais