Edição 288Janeiro 2019
Sábado, 23 De Fevereiro De 2019
Editorias

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Ecoturismo familiar

Caiaque no Rio Juquiá, em meio a Mata Atlântica, no Vale do Ribeira

Ecoturismo familiar

Experiência imersiva na floresta, o “Legado Experience” é uma atividade de ecoturismo desenvolvida pela reserva privada Legado das Águas, em meio a Mata Atlântica, no Vale do Ribeira, no Sul de São Paulo. Com 31 mil hectares de extensão, a reserva está localizada a 130 km da capital paulista e oferece atividades que vão de trilhas guiadas até piscinas naturais, sempre com o objetivo de promover o contato direto entre os visitantes e um dos trechos mais conservados do bioma no estado.

Os passeios são destinados a toda a família e podem ser personalizados para grupos a partir de 10 pessoas, mediante agendamento, ou para grupos menores, seguindo a agenda proposta pela reserva. Os visitantes são acompanhados por guias profissionais e treinados. Os passeios incluem pausas para almoço e lanches já inclusos no pacote, na própria sede da reserva.

A Legado das Águas é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e biodiversidade local, com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Em 2012, a reserva foi transformada em polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Hoje, é administrada pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Mais em www.legadodasaguas.com.br