Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Criação de papagaios no Brasil

Criação de papagaios no Brasil

Papagaio reproduz bem em cativeiro se tiver boa alimentação, sol matinal e silêncio

Papagaio reproduz bem em cativeiro se tiver boa alimentação, sol matinal e silêncio

A CRIAÇÃO de papagaios ganhou impulso no país desde a Portaria nº 117, de 1997, por meio da qual o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estabeleceu novas regras para a posse e comercialização de animais silvestres.

Segundo estima o dr. Eduardo Ribeiro Filetti, médico veterinário e professor universitário, hoje existem dezenas de criadores conservacionistas no Brasil, espalhados por várias regiões São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pernambuco, Santa Catarina, Brasília, Paraná e Acre. Desses, contudo, poucos são comerciais, ou seja, têm licença do Ibama para vender . Os demais são científicos e mantém aves reproduzindo apenas para pesquisa, ou conservacionistas, que podem reproduzir apenas para preservar.

Muitos criadouros conservacionistas acabam buscando a licença para se tornar comerciais, o que é um reflexo do regulamento na compra e venda. Afinal, mesmo quem não quer fazer da criação de animais silvestres um negócio, às vezes a venda se faz necessária para evitar o excesso de animais em criadouro.

Papagaios reproduzem bem em cativeiro se tiverem boa alimentação, sol matinal e silêncio. Com regras e controle o Ibama tende a aumentar o número destas preciosas e falantes aves no nosso país.


APP Petworking, disponível para IOS e Android, foi criado para ajudar o dono a encontrar o pet perdido, por meio de uma rede de suporte. Entre outros benefícios da plataforma, ela auxilia a adoção dos animais sem lar, indica pet shops, clínicas 24 horas, adestradores e hotéis parceiros localizados perto do usuário, visando facilitar a vida de quem ama e cuida do seu pet.


Shih Tzu: tudo para se tornar seu grande companheiro

SHIH TZU – Se você gosta de cão pequeno, peludinho, muito divertido e que curte passear, o Shih Tzu tem tudo para se tornar seu grande companheiro. Raça originária do Tibete, este cão fofo adora ser carregado no colo e geralmente fica bem quieto na casa, ao contrário de muitas outras raças desse porte. O médico veterinário Celso Ribeiro Filetti considera o Shih Tzu o mais tranquilo entre os peludos, enquanto Paulo Eduardo Costa, criador e dirigente no universo da Cinofilia, considera um cão ideal para família.

Responder