Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Cavalos e a fabricação de imunosoros

Cavalos e a fabricação de imunosoros

Cavalos merecem nossa gratidão: eles são verdadeiros heróis!

OS EQUINOS são importantes no transporte, lavoura, mobilidade militar, hobby, inclusão social e também prestam um grande serviço à sociedade como produtores de imunosoros para tratamento de picadas de cobras, aranhas e escorpiões. No Brasil, o número de pessoas picadas por cobra atinge 70 mil por ano, com mortalidade de 1%, ou seja, cerca de 700 mortos. Na produção é usado o veneno extraído de serpentes, aranha e escorpiões. Cada veneno é tratado adequadamente e inoculado em cavalos que, pela docilidade, por responderem bem ao estímulo da peçonha e pelo seu porte, favorecem a produção de um grande volume de sangue rico em anticorpos.

Estas são as etapas da produção de imunosoros:

1. O veneno seco diluído (antígeno) é inoculado de forma subcutânea em doses de concentração crescente por 30 dias.

2. Terminado este estágio é feita uma sangria exploratória para a medição do nível de anticorpos.

3. Quando o nível de anticorpos é o desejado, é feita a sangria final. De um cavalo de 500 quilos são tirados 15 litros de sangue, em duas etapas.

4. A parte rica em anticorpos é encontrada no plasma (parte líquida do sangue). O soro resulta na purificação e concentração deste plasma.

5. O soro assim obtido é submetido a diversos tipos de controle qualidade.

Todo esse processo é realizado no Instituto Butantã, na capital paulista, e dura em média seis meses, desde a manipulação do veneno até o ampolamento do soro. Os cavalos, assim, servem passivamente à humanidade e merecem nossa gratidão, pois são verdadeiros heróis!


Mais de 2.000 procedimentos

PROGRAME a castração gratuita de seu cão ou gato por meio do Castramóvel, da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida), da Prefeitura de Santos, em parceria com a equipe técnica de veterinária da Universidade São Judas. Mais de 2 mil cães e gatos foram castrados este ano, gratuitamente. Além da castração, o animal é microchipado com identificação subcutânea. O agendamento acontece todo dia 15 do mês (dia útil) na sede da Codevida, na Avenida Francisco Manoel, s/nº, no Jabaquara. São ofertadas 25 vagas por bairro selecionado. O interessado pode agendar até dois animais. O dono deve ser maior de 21 anos e apresentar CPF (o mesmo da pessoa que levará o animal), RG e comprovante de residência.

Responder